Belê Medeiros defende a instalação de um IML em Picos

Belê Medeiros defende a instalação de um IML em Picos

Belê | Divulgação

O deputado Francisco Ramos (PSB) disse que não haverá dificuldade para a implantação do IML em Picos já que as cadeiras de Medicina Legal fazem parte da grade curricular do curso de Medicina.

Belê Medeiros (PSB)

Fonte: j292

A instalação do Instituto de Medicina Legal na cidade de Picos foi defendida pela deputada estadual Belê Medeiros (PSB), na sessão desta terça-feira (1/10); ?São 59 municípios da região que não tem serviços de medicina legal, para examinar não só as mortes violentas, mas também o estudo das mortes naturais?.

Belê lembrou que o município de Picos tem prédio próprio, onde funcionava o distrito policial no bairro Bomba, que pode abrigar o IML, precisando apenas de ajustes. ? Para tirar o sentimento de parte do povo picoense de que o prédio foi abandonado e está usado por usuários de drogas e delinquentes. Que o secretário pense com carinho a implantação do IMlLnaquele imóvel. Facilidade de fazer funcionar, pois já existem médicos legistas concursados no Hospital Justino Luz?.

A deputada citou o assassinato do cantor Edimar Bringeo, morto a tiros na noite de 15 de maio deste ano, em um bar próximo à Unidade Escolar Marcos Parente, em Picos.

?O Edimar foi morto à noite e o corpo só retornou a Picos no final da tarde do dia seguinte, por conta da realização dos exames cadavéricos na vítima. A dor da família foi o que nos motivou a fazer esse requerimento, que temos certeza será atendido pelo secretário de Segurança, Robert Rios, e pelo governador Wilson Martins... que inclusive já anunciou a construção de um novo Hospital de Picos e da implantação do curso de Medicina em Picos?.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB) questionou a deputada Belê Medeiros sobre quais os empecilhos para a implantação do curso de Medicina no município.

?Sexta-feira à noite nós visitamos o governador na residência oficial e questionamos sobre qual a participação do Estado nesse processo de descentralização do ensino universitário para cidades do interior, como Parnaíba e Picos. A diferença entre Picos e Parnaíba é que além do Hospital Dirceu Arcoverde e da Santa Casa de Misericórdia, portanto mais leitos disponíveis. Mas Picos vai ter um hospital em breve. Há o compromisso público do governador com esses 500 mil habitantes que serão atendidos por esse novo hospital, ou 25% da população do Piauí?.

O deputado Tadeu Maia (PSB), em aparte, também falou da dificuldade da implantação do curso de Direito em Picos. ?A Justiça avançou com a chegada da Justiça do Trabalho, da Justiça Federal. Se tivermos a melhoria da Justiça com a chegada do curso de Direito, vamos ter uma melhoria na saúde na região com a implantação do curso de Medicina?.

O deputado Francisco Ramos (PSB) disse que não haverá dificuldade para a implantação do IML em Picos já que as cadeiras de Medicina Legal fazem parte da grade curricular do curso de Medicina.

O presidente Themístocles Filho ressaltou que o deputado federal Marlos Samapio (PMDB-PI) destinou 100% das verbas das emendas orçamentárias para a Universidade Estadual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES