Belê Medeiros defende a instalação de um IML em Picos

Belê Medeiros defende a instalação de um IML em Picos

Belê | Divulgação

O deputado Francisco Ramos (PSB) disse que não haverá dificuldade para a implantação do IML em Picos já que as cadeiras de Medicina Legal fazem parte da grade curricular do curso de Medicina.

Belê Medeiros (PSB)

Fonte: j292

A instalação do Instituto de Medicina Legal na cidade de Picos foi defendida pela deputada estadual Belê Medeiros (PSB), na sessão desta terça-feira (1/10); ?São 59 municípios da região que não tem serviços de medicina legal, para examinar não só as mortes violentas, mas também o estudo das mortes naturais?.

Belê lembrou que o município de Picos tem prédio próprio, onde funcionava o distrito policial no bairro Bomba, que pode abrigar o IML, precisando apenas de ajustes. ? Para tirar o sentimento de parte do povo picoense de que o prédio foi abandonado e está usado por usuários de drogas e delinquentes. Que o secretário pense com carinho a implantação do IMlLnaquele imóvel. Facilidade de fazer funcionar, pois já existem médicos legistas concursados no Hospital Justino Luz?.

A deputada citou o assassinato do cantor Edimar Bringeo, morto a tiros na noite de 15 de maio deste ano, em um bar próximo à Unidade Escolar Marcos Parente, em Picos.

?O Edimar foi morto à noite e o corpo só retornou a Picos no final da tarde do dia seguinte, por conta da realização dos exames cadavéricos na vítima. A dor da família foi o que nos motivou a fazer esse requerimento, que temos certeza será atendido pelo secretário de Segurança, Robert Rios, e pelo governador Wilson Martins... que inclusive já anunciou a construção de um novo Hospital de Picos e da implantação do curso de Medicina em Picos?.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB) questionou a deputada Belê Medeiros sobre quais os empecilhos para a implantação do curso de Medicina no município.

?Sexta-feira à noite nós visitamos o governador na residência oficial e questionamos sobre qual a participação do Estado nesse processo de descentralização do ensino universitário para cidades do interior, como Parnaíba e Picos. A diferença entre Picos e Parnaíba é que além do Hospital Dirceu Arcoverde e da Santa Casa de Misericórdia, portanto mais leitos disponíveis. Mas Picos vai ter um hospital em breve. Há o compromisso público do governador com esses 500 mil habitantes que serão atendidos por esse novo hospital, ou 25% da população do Piauí?.

O deputado Tadeu Maia (PSB), em aparte, também falou da dificuldade da implantação do curso de Direito em Picos. ?A Justiça avançou com a chegada da Justiça do Trabalho, da Justiça Federal. Se tivermos a melhoria da Justiça com a chegada do curso de Direito, vamos ter uma melhoria na saúde na região com a implantação do curso de Medicina?.

O deputado Francisco Ramos (PSB) disse que não haverá dificuldade para a implantação do IML em Picos já que as cadeiras de Medicina Legal fazem parte da grade curricular do curso de Medicina.

O presidente Themístocles Filho ressaltou que o deputado federal Marlos Samapio (PMDB-PI) destinou 100% das verbas das emendas orçamentárias para a Universidade Estadual.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES