A empresa Via Limpa responsável pelo sistema de coleta de lixo e limpeza da cidade está trabalhando de forma intensificada para no curto espaço de tempo antes do Festival de Inverno de Pedro II, regularizar a situação da limpeza da cidade, principalmente nos bairros, que é a parte que ainda não foi normalizado devido o período chuvoso, onde o mato cresce rapidamente e as podas de árvores são feitas constantemente por parte dos moradores, o que acarreta no aumento do serviço incompatível com a quantidade de homens de carros que fazem o trabalho da coleta de tudo, desde o entulho, podas de árvores até o lixo doméstico, sem falar no trabalho de limpeza das coxias e seu entorno.
Segundo André responsável pela empresa existe também no centro uma dificuldade de conscientização por parte de alguns comerciantes que ainda não aprendeu o horário em que o carro passa fazendo a coleta do lixo, que mesmo sendo duas vezes por dia na Avenida Coronel Cordeiro, uma pela manhã e a outra à tarde, ainda tem comerciante que deixa para colocar o lixo para fora após o parro ter passado por volta das 16:30h. Com isso o lixo dorme nas calçadas e quando tem resto de algum tipo de alimento, os cães terminam rasgando as sacolas dificultando o processo da coleta do lixo.
Fora da equipe de pessoas realizando a varrição das ruas da cidade, ainda tem as equipes que estão realizando o trabalho de roço com as roçadeiras e até foice também está sendo usado para alimpar as áreas que não faz parte das vias públicas para evitar alojamento de animais peçonhentos como cobra, lacraia, etc.
Na maioria das vezes até as calçadas o pessoal está limpando que não é competência da empresa, mais pelo fato de está com mato não é interessante limpar as coxias por onde corre as águas retirando a terra e o mato e deixar o mato da calçada, que seria de responsabilidade de cada morador.
Segundo a Prefeita de Pedro II Dra. Neuma Café será contratado mais homens para reforçar e agilizar o serviço de limpeza principalmente nos bairros da cidade, como também em algumas comunidades Serra dos Matões de imediato, Palmeira e Lagoa do sucuruju a ser estudado a possibilidade de ser feito semanalmente a coleta de lixo.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.