Acabaram de chegar em Pedro II, os dois últimos ônibus oriundos de São Paulo. O primeiro chegou nesse sábado (21), por volta das 20h e o segundo por volta das 21:10m, . O primeiro ônibus trouxe 18 e o segundo, 28 passageiros.
A barreira da Vigilância Sanitária estava nas proximidades da comunidade Placas a 07 Km de Pedro II, com uma equipe de sanitaristas, que avaliou por meio de perguntas todos eles com relação aos sintomas semelhantes ao Corona Vírus. Em seguida, cada passageiro assina o termo de responsabilidade de quarentena, onde proíbe a circulação deles em via pública por sete dias, se mantenha em casa sem contato próximo com seus familiares. Em caso de um deles apresentar os sintomas semelhantes ao Covid-19 será notificado, ficará por quatorze dia isolado em casa, isolado em um recinto e passará a ser acompanhado por uma equipe da Secretaria de Saúde, que faz o acompanhamento desses sintomas e que em caso de agravação será encaminhado ao hospital Josefina Getirana Neta, que fará uma investigação detalhada e sendo necessário fará o encaminhado a Teresina.
Segundo relato, um dos ônibus parou a uma distância de 03 Km, antes da barreira, onde foi constatado pela Polícia Militar, Guarda Civil, STRANS, que estavam dando apoio ao trabalho da Vigilância Sanitária, que alguns passageiros já estavam saindo do ônibus, descumprindo a orientação, o que foi impedido e recolocados novamente no ônibus que foi escoltado pela Polícia Militar até a barreira da Vigilância Sanitária, para o referido procedimento conforme as orientações do Ministério da Saúde.
O trabalho e recomendação está sendo executado pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, que está atenta e desempenhado a sua missão com muito profissionalismo, competência, prudência e coragem, a qual parabenizamos toda equipe.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.