Conselho Tutelar de Pedro II lançou dia 1 de dezembro, campanha natalina na Rádio Matões FM, no Programa Jornalístico com o tema ?OLHOS ABERTOS MÃOS SOLIDÁRIAS?, para arrecadação de donativos como: Roupas, calçados, brinquedos e alimentos para as famílias que estão abaixo da linha de pobreza ou em estado de vulnerabilidade social.
A campanha foi uma sugestão da Promotoria Pública de Pedro II, que tem como representante o Promotor de Justiça Dr. Plínio Fontes, que vem realizando um importante trabalho a frente da instituição a qual representa pela sua atuação em diversas áreas, como o social.
Segundo a Presidente Maria Concebida, a Promotoria de Pedro II, por indicação do Conselho Tutelar está visitando in loco algumas famílias que moram em diversos Bairros da cidade, consideradas de risco social, para conhecer a realidade de cada uma e saber quais as ações que as mesmas estão recebendo pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).
O Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública que atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e fortalecimento do convívio sócio-familiar.
Atende famílias que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, idade, etnia, deficiência, entre outras. Cada unidade do CRAS conta com assistentes sociais, psicólogos, estagiários e pessoas de apoio. Os recursos para implantação e manutenção dos CRAS são provenientes do Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Governo do Estado e Prefeitura Municipal.
SEUS OBJETIVOS, SÃO:
Promover o acompanhamento sócio-assistencial de famílias em um determinado território;
Potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade;
Contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo;
Desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações;
Atuar de forma preventiva, evitando que as famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco.
Principais atividades:
Atendimentos individuais;
Visitas domiciliares e institucionais;
Encaminhamentos à rede sócio-assistencial;
Reuniões e ações comunitárias;
Palestras voltadas às famílias e à comunidade;
Oficinas de convivência e de trabalho sócio-educativo;
Campanhas sócio-educativas;
Incentivo à geração de trabalho e renda, através de capacitação e intermediação de mão de obra;
Articulação e fortalecimento de grupos sociais locais.
Sabemos dos esforços por parte da Prefeitura de Pedro II através da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem contornado muitos problemas sociais. Devido o volume de recurso fica difícil atender todas famílias que precisam desse suporte social.
Toda e qualquer doação de alimento, roupa, calçado e brinquedo deverá ser entregue no próprio Conselho Tutelar ou na Matões FM.
A entrega está prevista para o dia 23 de dezembro em local ainda a ser definido.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.