SINTE – Piauí selecionou representantes dos SINTES regionais de vários municípios para integrar a comitiva a uma ida a Brasília para participar.
Mais de 1500 trabalhadores em educação do país e representantes os sindicatos a CNTE participaram de um de Ato no Congresso Nacional em Brasília, que teve início dia 11 de novembro, em defesa da educação pública de qualidade.
O SINTE – Piauí deslocou ônibus com representantes de todas as regionais, onde o SINTE de Pedro II se fez presente através de uma comitiva liderado pelo Vereador e Professor Chico Zaca.
No ato, constatava em pauta a manifestação pela manutenção do crédito de reajustes do piso do magistério de acordo com a lei existente que é com o cálculo na variação de custo do aluno conforme a lei 11.738 e não como está sendo proposto em um novo Projeto de Lei 867/2015, que deixará de ser dessa forma o aumento dos servidores e passará a ser pelo I. N. P. C (Índice Nacional de Preço ao Consumidor).
Outra preocupação do SINTE de forma geral é o Projeto de Lei 4.330/04, que regulamenta a contratação por meio terceirizado, onde o trabalhador terá parte dos seus direitos castrados, caso seja aprovado com a perda do vínculo empregatício.
Na pauta, além dessas reivindicações do SINTE, também continha outros pedidos importantes para a classe, como a não aprovação dos Projetos de Lei 6.726/13 e 131/15, que reduzem os recursos dos royalties do petróleo e do Fundo Social para a educação e a saúde.
O ato aconteceu de forma pacífica, sem atropelar o andamento tanto da Câmara como do Senado Federal do Brasil.
Para Chico Zaca “foi muito proveitoso a ida em peso dessa representação dos SINTEs e do CNTE para que os nossos representantes sintam que essas mudanças não são boas para a classe” .
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.