Teve início terça feira (05) a Semana Pedagógica de Pedro II. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Educação do Município.
A solenidade aconteceu no ginásio coberto da escola Professora Angelina Mendes Braga e contou com a participação das autoridades convidadas, professores, coordenadores, diretores, etc.
Esteve presente representando o Prefeito Dr. Walmir Café a Vice Prefeita Dra. Neuma Café, Secretário de Gabinete Dr. Ewerton Brandão, Assessor Jurídico Dr. Abimael Holanda e outros.
Segundo a Secretária Municipal de Educação Professora Ivonete Barros, de início foi relatado pelas autoridades que usaram da palavra, a situação de como foi encontrado o município e as condições da educação municipal, sendo necessário o governo municipal tomar algumas decisões e cortes de gastos para evitar uma situação de caos. Uma dessas medidas foi à retirada do 2º turno dos professores que são concursados com 20 horas e que estavam com 40 horas.
Na parte da tarde foi feito a lotação dos professores do Ensino Fundamental, que lecionam na Zuna Rural.
Quarta feira (06) estão sendo ministradas as oficinas pedagógicas, com vários temas importantes relacionados com o dia a dia dos professores e alunos na sala de aula.
A empresa Espaço ?c? é a responsável pelas as seguintes oficinas que estão acontecendo:
Turenne Ribeiro ? (Fisioterapeuta) ? Tema: Consciência Corporal e Dor nos Professores;
Isabel Batista ? (Psicopedagogia, Psicomotricista);
Eridan Conde ? (Pedagoga) ? Tema: Níveis de Leitura e Escrita 2ª Emília Ferreira e Ana Teberos;
Débora Parente ? (Psicopedagoga) ? Tema: Relação entre Professor e Alunos na Adolescência;
Layse Policarpo ? (Psicóloga) ? Tema: A importância das Relações Sociais na Escola e Transtornos.
Quinta feira (07) prossegue a Semana Pedagógica com uma oficina de capacitação para os diretores, secretários e coordenadores;
Sexta feira (08), o evento será fechado com a lotação dos professores lotados na Zona Urbana e os professores que lecionam Ensino Médio na Zona Rural.
Segundo a Isabel Batista, em entrevista concedida ao nosso Blog disse que ?uma oficina como essa é muito importante tanto para a qualidade do ensino, pela segurança que os professores passam a ter nas respostas dos problemas que surgem em sala de aula, como para um melhor aprendizado do aluno?.
?A ideia do Prefeito Dr. Walmir Café, de iniciar sua administração oferecendo de início, um curso preparatório de qualificação para os professores é sinal que o mesmo quer oferecer aos alunos uma educação de qualidade, atualizada com as inovações e as técnicas a serem desenvolvidas para atingir esse objetivo?.
Já a Professora Ivonete Barro, disse que ?infelizmente não será possível iniciar o ano letivo como estava sendo previsto para o dia 18 de fevereiro, diante de alguns problemas que estão sendo tentado corrigir de forma urgente para que o ano letivo possa iniciar um pouco mais tarde, somente no dia 04 de março, mais que quando começar não aconteça nenhum tropeço?.
?Muitas escolas que receberam seus repasses foram gastos e agora nem tem dinheiro e nem o material necessário para iniciar seu funcionamento, sendo obrigado a recorrer a Prefeitura Municipal, para que seja feito esse suplemento para que a escola tenha condição de funcionar?.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.