A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (SASC) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário promovem hoje quinta-feira (11), o lançamento do Programa Criança Feliz.
O evento acontece às 15h, no Blue Tree Towers, com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, do governador Wellington Dias e o secretário de Assistência Social e Cidadania, deputado Zé Santana.
Criado em 2016 pelo Governo Federal, o Programa Criança Feliz visa ampliar a rede de atenção e o cuidado integral com a primeira infância, acompanhando o desenvolvimento nessa fase da vida e facilitando o acesso de gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias às políticas e serviços públicos necessários.
Segundo o secretário de Assistência Social, Zé Santana, o programa é voltado para crianças e gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças em serviço de acolhimento e crianças beneficiárias do Serviço de Prestação Continuada. “Esse programa é uma ferramenta essencial para que crianças de zero a seis anos do nosso Estado tenham acesso a instrumentos que promova seu desenvolvimento cognitivo, psicossocial e emocional”, explica. As ações do programa serão executadas de forma descentralizada e integrada e contarão com orçamento de R$ 300 milhões em todo o país.
O lançamento acontece durante o Encontro de Gestores Municipais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que também discutirá em sua programação os avanços e desafios da gestão do SUAS, além as perspectivas do Bolsa Família e Cadastro Único para este ano.
Até agora, 173 prefeituras piauienses, entre elas a Prefeitura de Pedro II aderiram ao Criança Feliz. O programa promoverá o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Uma equipe da Secretaria de Assistência Social de Pedro II, em companhia da Secretária Elissiane Uchoa e do Prefeito Alvimar Martins estará participando desse grande evento a ser realizado na capital.
Em todo o País, o Criança Feliz teve 2.547 adesões. O programa terá como ponto central a visitação domiciliar. Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida.
Programação:
Quinta-feira - 11 de maio de 2017
8h- Credenciamenro
8h30- Abertura
9h- o O SUAS no Brasil: Avanços e desafios Gestão e pacto de aprimoramento do Suas
Bolsa Família e cadastro único: Perspectivas para 2017
10h30 - Debate
11h15- Execução financeira e orçamentaria no Suas FNAS
12h - Debate
13h- Intervalo/Almoço
15h- Lançamento do Programa Criança Feliz
17h - Encerramento
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.