Junto com as chuvas, o acúmulo de água favorece a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Em Pedro II, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação de Controle de Endemias, está convocando a população para ajudar no combate ao mosquito. Nessa terça-feira (12), Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias, bem como representantes das secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura, Saúde, Ouvidoria e Comunicação, participaram de uma reunião, na Câmara de Vereadores. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou os números da dengue em Pedro II.
“No último Levantamento de Índice Rápido - LIRA de fevereiro deste ano, realizado pela Coordenação de Controle de Endemias, o índice de infestação predial do mosquito Aedes aegypti em Pedro II está em 5,7%. Por conta do período chuvoso há elevação no risco de infestação. Por isso é tão importante a participação de todos no combate”, afirma o o coordenador de Endemias da SMS, Rubens Galvão.
Ele ressalta ainda a importância dos cuidados com o lixo domiciliar no combate ao mosquito transmissor da dengue. “O lixo deve ser colocado em local adequado para facilitar a coleta. Onde não há serviço de coleta de lixo, a população pode procurar o Serviço de Limpeza Pública Municipal ou Setor de Supervisão de Endemias, com sede no bairro Capelinha, para mais orientações. Também é preciso que os cidadãos recebam bem a visita dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, fortalecendo o trabalho de prevenção no nosso município. Além disso, é importante não acumular água sem tampamento ou vedação”, afirma.
CAMPANHA – Uma grande campanha de combate à dengue está sendo realizada nas escolas de Pedro II. As equipes da SMS, que atuam nos postos de Estratégia Saúde da Família (ESF), realizam palestras educativas nas escolas. Nesta quinta-feira (14), será realizada uma caminhada com alunos da escola municipal Monsenhor Lotário Weber, a partir das 7h30.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.