O dia da árvore, 21 de setembro, foi bem aproveitado na Unidade Escolar Municipal Monsenhor Lotário Webber. O motivo? A criançada deu um show de cidadania e ambientalismo, com o plantio de algumas mudas de Pau D’Arco, o conhecido Ipê, nos canteiros do jardim da escola. Essa é uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pedro II, através do projeto Pedro II Mais Verde.
Para o Secretário de Governo, Márcio Lobão, “essa iniciativa é muito importante pois nós escolhemos a escola que é a Monsenhor Lotário e foi feito o plantio de Ipês, que na nossa região a gente conhece mais por Pau D’Arco. A Secretaria de Meio Ambiente pelo projeto e só quem vai ganhar é a cidade e conscientizar as crianças. Porque a árvore é de grande importância para a gente. Por quê? Porque ela nos traz oxigênio, nos traz a vida.”
Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente, João Batista Martins Júnior, um dia de ação, de ativismo ambiental com as crianças é de relevante importância: “A gente procurou no dia da árvore uma grande representação ecológica no dia 21 de setembro e a gente trouxe o projeto – a pedido do prefeito Alvimar Martins – o projeto chamado Pedro II Mais Verde, que é um projeto que busca dentro da própria escola uma conscientização da questão ambiental. A gente tenta conscientizar de uma forma pedagógica a questão ambiental.”
O Diretor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Joel, falou também da necessidade fundamental de conscientização e sensibilização do alunado para o plantio de árvores: “Quando o Secretário do Meio Ambiente nos procurou com esse projeto, Pedro II Mais Verde, ele dizendo que conseguiria as mudas e que queria uma parceria com a Secretaria de Educação, a gente de logo abraçou e estamos lançando aqui esse projeto na escola Monsenhor Lotário, onde a gente reuniu um grupo de alunos, falou da importância da conscientização do meio ambiente, da importância da árvore, e escolhemos o dia da árvore para ser implantado esse projeto aqui na escola, plantamos 8 mudas na escola e iniciamos essa conscientização.”
Conforme a Diretora da escola, Paulilânia, “Esse projeto só vem a acrescentar, a gente só ganha com esse projeto; até porque nós estamos passando por um momento difícil, que já é a situação hídrica e se nós não fizermos nada agora no futuro a situação será agravada totalmente. Então assim o Monsenhor Lotário está de parabéns por estar apoiando esse projeto, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Meio Ambiente, integradas, estão fazendo o trabalho juntos e a escola Monsenhor Lotário hoje só vem a agradecer e engrandecer esse evento, as crianças participaram com muita emoção, com vontade de plantar. Várias plantas foram colocadas hoje em nossa escola e o Monsenhor Lotário está muito feliz em participar desse projeto que é de grande relevância para o nosso município.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.