O município de Pedro II foi incluído pelo Ministério das Comunicações (MC) no Programa Cidades Digitais. A informação partiu do próprio ministério, em ofício (N° 873
Segundo o comunicado do MC, já foi finalizado o processo de licitação para a contratação de empresas integradoras para a implantação da infraestrutura do Programa Cidades Digitais no município de Pedro II. Essas empresas, junto com o município, passarão a elaborar projetos que detalharão como será a rede da Cidade Digital no município, definindo a rota da fibra ótica, instalação dos pontos de acesso, entre outros.
O objetivo do programa é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.
O projeto consiste na construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais; disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras, nas áreas financeira, tributária, saúde e educação; capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede; oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.
O município havia apresentado proposta pleiteando sua inclusão no programa logo no início da gestão da prefeita Neuma Café, e foi um dos contemplados na seleção de cidades de 2013, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2.
As cidades que recebem essa estrutura são selecionadas por meio de edital. O projeto conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES.
Fonte: Secretaria de Comunicação
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.