A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implantou o programa Sorria Pedro II, criado com a finalidade de fortalecer as metas a serem atingidas pelo Programa de Qualificação de Atenção Básica (PMAC), assim como as metas estabelecidas pelo SISPACTO - um instrumento virtual para preenchimento e registro da pactuação de prioridades, objetivos, metas e indicadores do Pacto pela Saúde.
O programa visa, principalmente, a prevenção de doenças como cáries, doença periondontal e câncer bucal, como também oferecer diagnóstico precoce dessas condições, especialmente do câncer de boca.
Nesta quarta-feira (21) a equipe de Saúde Bucal da SMS participou, em praça pública, das primeiras atividades do programa Sorria Pedro II. Os profissionais realizaram vários procedimentos como aplicação de flúor e palestras sobre os métodos corretos e necessários de higiene bucal. Foram atendidas as crianças de escolas da rede municipal de ensino.
Segundo o dentista Francisco Alves, coordenador do programa, as ações serão desenvolvidas periodicamente em praças públicas e também nas escolas. "Vamos atender aos alunos que não foram inseridos no programa Saúde na Escola", disse.
As ações desenvolvidas pelo Sorria Pedro II são: palestras educativas, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor em escolares de 06 a 14 anos (que não estão inseridos no programa Saúde na Escola), incentivo ao auto-exame da cavidade bucal e exames clínicos periódicos em pacientes que se encaixam no grupo de fatores de risco para o câncer bucal, que são pessoas com idade superior a 40 anos, tabagistas crônicos, etilistas crônicos e portadores de próteses mal adaptadas.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Beto Barros
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.