18 de maio é uma data lembrada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data busca mobilizar e informar a sociedade sobre a problemática causada por quaisquer abusos contra crianças e adolescentes.
Nesta segunda-feira (19) a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria de Assistência Social e demais órgãos da administração, reuniu entidades, estudantes, profissionais liberais, professores e representantes de instituições em ato público para um momento de reflexão sobre o tema.
Durante o ato houve uma série de apresentações teatrais e culturais, todas com foco no tema. O evento contou com a participação de alunos de algumas escolas da rede municipal e dos que participam das atividades dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O juiz da Comarca de Pedro II, Marco Antonio Moura Mendes, parabenizou a iniciativa e se colocou à disposição para receber denúncias de abusos sexuais. " Já existe o Disque 100, onde qualquer pessoa pode denunciar violência contra crianças e adolescentes. Mas qualquer pessoa que queira fazer alguma denúncia, pode nos procurar, até anonimamente, que vamos apurar e exigir providências", disse.
A secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes Alves, conclamou as instituições que se unam no combate aos abusos contra crianças e adolescentes. "Cada um deve fazer sua parte. Vamos nos unir e formar uma corrente de proteção às crianças e adolescentes", disse.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado pela Lei Federal nº 9.970/00O. O dia 18 de maio foi escolhido por ser a data em que ocorreu o assassinato de Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, raptada, estuprada e morta na cidade de Vitória (ES). O crime, que ocorreu em 1973, teve grande repercussão nacional.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Edinardo Pinto
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.