Em menos de um ano de duração da semente plantada na parceria entre Centro de Formação Mandacaru de Pedro II, Associazione Modena Tenzo Mondo da Itália, Associação de Moradores da região da comunidade Tapera, e Prefeitura de Pedro II já é possível ver o fruto que está surgindo desta parceria para Tapera dos Vitais e Região. Em três anos de ações nesta região o impacto com grandes resultados são visíveis. Tudo começou com a aquisição de projetos produtivos na criação de pequenos animais, produção de mel e a construção de uma padaria, tudo com acompanhamento técnico. Depois veio a construção do Colégio com capacidade para acomodar em grandes salas mais 170 alunos da região. O passo seguinte foi à elaboração do projeto para a construção de um Posto de Saúde. A unidade atenderá mais de 230 famílias da região na parte ambulatorial.
De lá para cá grandes desafios surgiram, mas com a soma de forças das instituições parceiras estes desafios são vencidos à proporção que surgem. E todos acabam sendo vencedores, pois a vitória de um é a certeza da conquista de todos. Um dos primeiros desafios à vista na região foi como gerar emprego e renda fazendo com que as pessoas não fossem obrigadas a sair de sua terra natal em busca de emprego nas grandes cidades. Pra isso o projeto foi apoiado com a criação de pequenos animais com assessoramento técnico. Depois veio o desejo de conquistar um espaço para a educação ao alcance de todos com a construção de um Colégio equipado com salas de aula, carteiras, refeitório, cantina, banheiros, perfuração de um poço tubular para manutenção de uma horta comunitária. Conquistado estas benfeitorias veio a necessidade de ter um espaço para a saúde, onde meses depois, no dia 28 de junho deste ano foi lançada a pedra fundamental do Posto de Saúde. Vale ressaltar mais uma vez que toda esta conquista vem da luta árdua, incessante de órgãos, instituições e pessoas como Luca Mucci e José Pinheiro, um dos maiores defensores de uma melhor qualidade de vida para as famílias de baixa renda da região. “As transformações só vêm quando forças são somadas e novos horizontes são desejados”. Afirma Francisco Ribeiro de Barros, presidente da Associação de Moradores de Tapera dos Vitais.
Dentre os vários resultados alcançados com esta parceria, destacarão a construção do Colégio construído em Tapera no ano de 2007 com capacidade para mais de 170 alunos, oferecendo maior conforto e comodidade para os alunos da região que não precisam mais se deslocar a longas distancias para estudar como, por exemplo, nos Tucuns dos Donatos, pois o colégio de Tapera está próximo de todos, economizando tempo, custos e desgaste dos alunos onde muitos deles estudavam nas chamadas salas multi-seriados com várias séries juntas o que dificultava o trabalho das professoras e baixo rendimento na aprendizagem do aluno comprometido devido as salas de aulas serem impróprias para o aproveitamento e acomodação dos alunos.
Em alguns casos devido à localidade não ter colégio as aulas eram ministradas em casas de famílias.
Por estas e tantas outras realidades a Unidade Escolar de Tapera consegue eliminar estes acima citados e muitos outros desafios. Pra melhor rendimento da região o colégio recebeu um poço e nos próximos meses, deve dar inicio a construção de uma horta comunitária na área do colégio para a produção de verduras que estarão reforçando o cardápio da merenda escolar a ser consumida pelos alunos.
Com a pedra fundamental lançada, o projeto de construção do Posto de Saúde é o resultado da soma de forças entre Mandacaru, Prefeitura de Pedro II através do prefeito Alvimar Martins, que tem sido sensível no apoio a esta e outras parcerias firmadas com o Centro de Formação Mandacaru e Associazione Modena Tenzo Mondo Onlus união que depois de muitos esforços aqui chegaram. Com previsão de conclusão e inauguração para o mês de março de 2009 desta unidade de saúde que deve atender na parte ambulatorial mais de 230 famílias de várias comunidades da região. A parceria visa contar com profissionais de saúde trabalhando no atendimento da população tanto médica como dentária..
A região de Tapera dos Vitais que inclui um total de aproximadamente 10 comunidades tem em sua maioria famílias que vivem da agricultura de subsistência e criação de pequenos animais, bolsa família e aposentaria.
Há um ditado que diz que time que está ganhando não se mexe e depois de tantos bons resultados alcançados a expectativa agora é de que esta parceria vitoriosa seja ampliada, as negociações já começaram e uma vez ampliada à população de Pedro II e região será a grande ganhadora e vencedora de bons resultados destes que buscam a qualidade de vida para população.
Agradecemos a colaboração do amigo Neto Santos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.