O Selo UNICEF, edição 2013-2016, realizou na segunda-feira (14) e terça-feira (15) o seu 6° ciclo de capacitação, no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI). No Piauí, 105 municípios, incluindo Pedro II, estão concorrendo à essa edição do Selo. Na ocasião, foi lançada a rede social 'Crescendo Juntos'.
O Projeto “Selo UNICEF Município Aprovado” é desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF - desde 1999, sendo posteriormente repassado aos estados brasileiros comprometidos com o pacto “Um mundo para a Criança e o adolescente do Semiárido – 2004”, sendo eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe.
O Selo representa um reconhecimento internacional dado aos municípios pelas ações desenvolvidas para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes, nas áreas de educação, saúde e assistência social, repensadas por meio de políticas públicas alinhadas a partir de diagnósticos locais e revistas sob a ótica dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Para a prefeita Neuma Café, a escolha do município como concorrente e a real possibilidade de receber o Selo Unicef representam o reconhecimento das ações desenvolvidas com sucesso em benefício de crianças e adolescentes e de toda a população. “Esse não é só mais um certificado, esse Selo é o reconhecimento das ações concretas que estão sendo desenvolvidas com sucesso em benefício das crianças e dos adolescentes, bem como em todas as outras áreas da administração municipal, que estão garantindo dias melhores ao povo de Pedro II”, comemorou a prefeita.
Segundo o coordenador do UNICEF para Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar, essas ações estratégicas de participação social são obrigatórias para quem está pleiteando o Selo. “Participaram do evento os articuladores, representantes dos Conselhos da Criança e do Adolescente, além de prefeitos e secretários municipais de Saúde, Educação e Assistência Social e um casal de adolescentes de cada município”, explicou.
O município de Pedro II foi representado no evento pela prefeita Neuma Café; as secretárias Adriana Costa (Educação) e Lurdinha Alves (Assistência Social); pelo articulador do Selo Unicef no município, Jota Santos, e a psicopedagoga Ana Amélia, representando o Programa Bolsa Família.
Secretaria de Comunicação
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.