Piauí institui o Dia Estadual de Combate ao Câncer Gástrico

Piauí institui o Dia Estadual de Combate ao Câncer Gástrico

Piauí institui o Dia Estadual de Combate ao Câncer Gástrico | Google

O Governador do Piauí Wellington Dias, decretou e sancionou no dia 26 de julho de 2017, o Dia Estadual de Conscientização e Orientação sobre o Câncer de Estomago, no Estado do Piauí, instituindo o dia 28 de setembro de cada ano.

O projeto de Lei foi de autoria do Deputado Marden Meneses, atendendo uma recomendação da Associação Brasileira de Câncer Gástrico, que todos os estados da federação brasileira institua esse dia.

Por ser natural da mesma cidade de Piripiri e ter bom relacionamento, o Dr. Carlos Renato Bezerra, que é que é Gastroenterologista (especialidade que cuida do sistema digestório), levou a recomendação da Associação Brasileira de Câncer Gástrico, com o modelo da lei já instituída em outro estado ao Deputado Marden Menezes, que comprou a ideia apresentando essa lei que foi aprovada por unanimidade pela ALEPI e em seguida sancionada pelo Governo do Estado Wellington Dias.

Com o Dia Estadual do Câncer de Estômago, o estado poderá realizar campanha em parceria ou não com instituições que estejam legalizadas que tratam do tema para realizações de palestras, seminários e mídias nos meios de comunicações em massa.      

Para o Dr. Carlos Renato Bezerra, “com a institucionalização do Dia Estadual de Conscientização e Orientação Sobre o Câncer de Estômago, abre novas estratégias tanto por parte do Governo do Estado, como das instituições que trabalham na orientação e prevenção do Câncer, em realizar em esse trabalho com maior intensidade, com foco na redução dos casos”.    



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES