?Nós aderimos, sim, ao Provab, ainda no início deste ano, cumprindo o prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde?. A declaração é da prefeita de Pedro II, Neuma Café, durante o Encontro com os novos prefeitos do Piauí, realizado hoje (30) em Teresina e que contou com a participação de representantes de 10 ministérios.
Neuma Café explicou que a adesão do município ao Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica foi feita em fevereiro deste ano, sendo a primeira vez que Pedro II participa do Programa, que está em sua segunda edição.
O médico que participa do Provab recebe bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais e tem suas atividades supervisionadas por uma instituição de ensino. Para os médicos bem avaliados, o Provab 2 mantém a bonificação de 10% nos exames de residência médica, seguindo a resolução nº 03/2011 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). ?O município também acompanha a atuação dos profissionais e informa, mensalmente, ao Ministério da Saúde os seus desempenhos?, explica a secretária municipal de Saúde de Pedro II, Rayana Alencar.
Pedro II conta com 12 equipes de profissionais atuando no PSF, conhecido hoje como Estratégia da Saúde da Família, sendo dois médicos cadastrados pelo Provab. Eles atuam, cada um, no Centro de Saúde Hortência Campelo, na zona urbana, e o outro na localidade Lagoa do Sucurujú, na zona rural do município.
?Estamos aqui para buscar ampliar nossas ações e projetos em todas as áreas?, concluiu Neuma Café, que estava acompanhada de todos os secretários municipais que compõem a sua equipe.
Na abertura, o evento contou com a presença dos ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do Turismo, Gastão Vieira, das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, da ministra da Secretaria das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, governador Wilson Martins, e parlamentares da bancada federal e estadual.
Texto: S/C: Rosalina Ferreira
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.