Pedro II realiza ações preventivas contra a dengue

Pedro II realiza ações preventivas contra a dengue

O Ministério da Saúde alerta para a possibilidade de o vírus tipo 1 da dengue tornar-se predominante neste ano no País, o que poderá causar epidemias da doença principalmente entre menores de 15 anos. Segundo a pasta, os Estados de São Paulo, Rio, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Roraima, Tocantins e Piauí são os mais vulneráveis por já enfrentarem a predominância do vírus. ?É fundamental que as ações preventivas contra a doença sejam reforçadas?, disse ontem o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Evelin Coelho. Como não há vacina contra a dengue, a principal ação preventiva é evitar o acúmulo de água limpa, a preferida do Aedes aegypti.

Em nota técnica sobre a situação epidemiológica de 2009 divulgada nesta semana, o ministério informou que, no ano passado, o vírus 1 já estava presente em 50% dos isolamento virais - análise feita a partir de amostra do doente - no País. Segundo a pasta, ele poderá substituir o sorotipo 2, predominante desde 2007, e gerar um volume ainda maior de internações hospitalares. Um vírus é considerado predominante quando registrado em 70% dos isolamentos.

Aqui em Pedro II, a Secretaria Municipal de Saúde tomou todas as providências necessárias, com o objetivo de colocar em prática um plano de contingenciamento com execuções de ações preventivas e educativas para evitar que no período de chuvas que compreende de janeiro a julho aconteça algum surto da doença no município. Para isso está sendo usados os meios de comunicações, como: Rádio, carro de som, panfletos e visitas domiciliares de forma mais freqüentes nos locais considerados de risco ou em residências que constantemente são encontrados os focos e ainda o carro U. B. V está sendo usado para dedetizar toda a cidade para matar o mosquito na sua fase adulta.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES