Pedro II capacita Agentes Comunitários de Saúde sobre identificação

Pedro II capacita Agentes Comunitários de Saúde sobre identificação

Pedro II capacita Agentes Comunitários de Saúde sobre identificação | Edinardo Pinto

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através das Coordenações de Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde e de Endemias, realizou, nesta segunda-feira (11), treinamento para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sobre a identificação de casos suspeitos de doenças como tuberculose, hanseníase e leishmaniose.

O curso aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Pedro II e contou com participação de aproximadamente 99 agentes comunitários de saúde das zonas urbana e rural, que fazem parte dos 15 postos de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF) implantados no município.

Para a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Maria Herlândia, “temos a preocupação de trabalhar essa capacitação dos agentes de saúde tanto na descoberta de casos suspeitos dessas doenças como também na educação e orientação que devem ser repassadas para a população”, ressalta.

O diretor da Secretaria de Assistência Social de Pedro II, José Christófel, aproveitou a oportunidade da reunião com os agentes comunitários de saúde para pedir a colaboração dos profissionais para levarem ao conhecimento da população os critérios exigidos pela nova lei para quem já tem ou está tentando conseguir Benefício da Prestação Continuada (BPC), que contempla pessoas idosas a partir de 65 anos ou pessoas com algum tipo de deficiência.

“As pessoas que vão entrar com o pedido do BPC, primeiramente, devem estar cadastradas no CadÚnico, na coordenação do Bolsa Família, e, em seguida, procurar o CRAS I ou II, o mais próximo de sua casa, para os profissionais realizarem o agendamento no INSS. Para quem já recebe o BPC e ainda não está cadastrado no CadÚnico, esses beneficiários têm até dezembro de 2018 para fazerem esse cadastro sob pena de terem seu benefício cancelado”, explica o diretor José Christófel.

Conforme informações cadastrais, o município tem, até o momento, 664 cadastros concedidos pelo Benefício da Prestação Continuada por deficiência e 221 benefícios concedidos por BPC às pessoas idosas.

FONTE: SEMCOM

FOTOS: EDINARDO PINTO 



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES