Pedro II atinge a meta de vacinação contra o HPV

Pedro II atinge a meta de vacinação contra o HPV

A Prefeitura de Pedro II, através de uma ação conjunta da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, mais uma vez alcançou uma das metas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Desta vez foi na campanha de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) para adolescentes do sexo feminino na faixa etária entre 11 a 13 anos de idade.

Segundo Rodrigo César Barros, gerente de Imunização da SMS, Pedro II se destaca entre os municípios da 3ª Gerência Regional de Saúde ? GRS, devido ao rápido alcance da meta de cobertura vacinal contra o HPV. ?Já foram vacinadas, até a terceira semana de campanha, 1.057 meninas (82,64% de cobertura)?, disse ele. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 80% do público-alvo.

Ainda segundo o gerente de Imunização, as meninas que faltaram no dia da vacinação nos seus colégios e as que completarem 11 anos ainda este ano, também terão direito à vacina, que é realizada no Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira.

A campanha teve início dia 10 de março, e aconteceu nas escolas municipais, estaduais, filantrópicas e particulares de todo o município. Antes de iniciar a campanha de vacinação foram realizadas palestras sobre o tema para os pais das alunas, ressaltando a importância da prevenção contra o HPV.

A imunização das adolescentes estará completa com três doses da vacina, sendo que a segunda dose será em setembro e a terceira cinco anos após a primeira.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a vacina reduz em 70% o risco de desenvolver o câncer do colo do útero. O HPV tem transmissão sexual e está ligado a cerca de 90% dos casos de câncer de colo de útero, que é o segundo principal tipo de câncer feminino no Brasil, ficando atrás apenas do tumor de mama.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Foto: SMS



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES