Pedro II adota ação e garante certidão de nascimento aos recém-nascidos

Pedro II adota ação e garante certidão de nascimento aos recém-nascidos

Pedro II adota ação e garante certidão de nascimento aos recém-nascidos | Edinardo Pinto

A partir de agora, todas as crianças nascidas no Hospital Josefina Getirana Netta e no Hospital Santa Cruz, de Pedro II, terão a sua certidão de nascimento antes mesmo que a mãe tenha alta. É que o município aderiu à campanha ?Certidão de Nascimento: Um Direito Humano?, visando reduzir o número de pessoas sem registro de nascimento. O lançamento aconteceu durante solenidade hoje de manhã (15), no Hospital Josefina Getirana Netta.

Pedro II é uma das primeiras cidades piauienses a adotar a ação. Desde amanhã de hoje (15), os dois hospitais da cidade estão interligados ao cartório civil, garantindo assim que todas as crianças que nascerem nessas unidades sejam devidamente registradas. Esta iniciativa é desenvolvida pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Piauí (Sasc), em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça do Piauí. ?Essa é mais uma ação que estamos implantando em nossa cidade para promover a plena cidadania?, justifica a prefeita Neuma Café.

A certidão de nascimento é o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania. Só com a certidão é possível obter outros documentos fundamentais como a Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a Carteira de Trabalho (CTPS), cadastrar em programas sociais e fazer matrícula escolar, por exemplo. Sem a certidão de nascimento, o cidadão não existe para o Estado.

O evento que marcou a interligação do Hospital Josefina Getirana Netta, sob a responsabilidade da prefeitura, e do Hospital Santa Cruz, de natureza filantrópica, contou com a presença do Juíz Corregedor, Raimundo José Gomes, e da prefeita Neuma Café, que posaram para a foto ao lado do primeiro bebê registrado dentro do hospital Josefina durante o evento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES