A Prefeitura de Pedro II através da Secretaria de Saúde em parceria com a Central da Mama está realizando exames de mamografia em mulheres com idades entre 50 a 69 anos.
Para realização desses exames foram destinadas vagas para todos os quinze ESF (Estratégia de Saúde da Família), de acordo com a demanda de cada um.
Todas as mulheres com essa faixa etária de idade que não tenha feito o exame ou que esteja com mais de dois anos da realização do último foram notificadas a comparecerem ao seu ESF, para passar por uma triagem que é feita pelo enfermeiro (a) ou médico (a), que constatando a necessidade, será encaminha a Central da Mama, que está estacionado na Praça Domingos Mourão Filho (Praça da Matriz), para realizar o exame, que após a entrega a pessoa deve retornar ao seu ESF, para mostrar o médico para a constatação ou não de alguma anomalia. Em caso de confirmação a pessoa recebe o encaminhamento para realização de uma consulta com o Mastologista em Teresina, sendo que a Secretaria de Saúde dá o suporte necessário no deslocamento.
Conforme Joeide Barros, Coordenadora da Atenção Básica de Saúde, como é uma demanda grande, foi feito uma distribuição para contemplar todos os quinze ESF cidade e zona rural, ficando a distribuição de atendimento da seguinte forma:
Segunda feira (08):
Manhã: Comunidades Tapera e Palmeira dos Soares
Tarde: Bairro Vila Kolping
Terça-feira (09):
Manhã: Comunidade Goiabeira
Tarde: Bairros Areia Branca e São Francisco
Quarta-feira (10):
Manhã: Comunidade Tucuns dos Donatos
Tarde: Bairro Santa Fé
Quinta-feira (11):
Manhã: Lagoa do Sucuruju
Tarde: Bairros Boa Esperança e Cristo Rei
Sexta-feira (12):
Manhã: Serra dos Matões
Tarde: Centro e Bairro Mutirão
Sábado (13):
Manhã: Bairros Santo Antônio e Cristo Rei
Tarde: Bairros Cristo Rei e Boa Esperança
“Esperamos que todas as mulheres nessa faixa etária de idade e que ainda não passou por esse exame ou que já tenha mais de dois do último exame feito deve comparecer ao seu ESF para passar por essa triagem, cujo objetivo é de proteger a sua saúde ou se for constatado algum problema que possa ser tratado cedo para garantir a cura. É um exame caro, se a pessoa for fazer em qualquer clínica está na faixa de R$ 200,00 e aqui está sendo de graça por conta dessa parceria entre a Prefeitura de Pedro II e a Central da Mama, são ao todo 420 exames a serem realizados. Disse Joeide Barros.
“Durante todo esse mês de outubro estamos trabalhando na campanha Outubro Rosa, que é um mês dedicado a saúde da mulher, onde estamos realizando também além desses exames de mama, palestras, orientações, distribuições de folders e exames de prevenção do câncer do colo do útero para as mulheres interessadas. Então, participe desse momento e oportunidade que você mulher está tendo para checar se sua saúde está boa”. Pontuou Tatiana Galvão, Secretária de Saúde.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.