Parceria da União com Prefeitura resultará na implantação do SAMVIS em Pedro II

Parceria da União com Prefeitura resultará na implantação do SAMVIS em Pedro II

Parceria da União com Prefeitura será implantado o SAMVIS | Beto Barros

Por meio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Governo Federal concretizou o processo de cessão de um imóvel existente no município de Pedro II para a Prefeitura Municipal. A cerimônia de assinatura do termo foi realizada na quinta-feira (24) em Teresina.

A missão da Secretaria do Patrimônio da União é conhecer, zelar e garantir que cada imóvel da União cumpra sua função socioambiental, em harmonia com a função arrecadadora, em apoio aos programas estratégicos para a Nação.

Para Ana Célia Coelho Madeira Veras, superintendente do Patrimônio da União no Piauí, a proposta da SPU é transformar esses espaços, que hoje vivem ociosos, em locais de acompanhamento às mulheres vítimas de qualquer tipo de violência. "Em Teresina, que também está recebendo um desses prédios, a ideia é montar um local com delegacia especializada, Juizado, Promotoria e Defensoria especializados, além de serviços com acompanhamento de profissionais como advogados, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, dentre outros serviços", disse.

Segundo Cassandra Maroni, secretária nacional, a cessão desses imóveis para os municípios é um gesto nobre do Governo Federal. "Na verdade, nós brasileiros é que somos os donos desse patrimônio, mas é necessário colocarmos essas estruturas para funcionar a serviço das políticas públicas sociais e de desenvolvimento. Com essa ação, estamos ajudando os municípios a fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher. E esperamos que os cidadãos e cidadãs possam usufruir desses serviços", disse.

A prefeita Neuma Café, ao agradecer à União pela cessão do imóvel, afirmou que o município já está em fase de implantação e ampliação do SAMVIS (Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual). "Já implantamos uma Coordenadoria da Mulher e, agora, com a cessão pela União desse imóvel, vamos implementar uma série de políticas públicas que visam a proteção e o acolhimento das mulheres vítimas de qualquer tipo de agressão ou violência", anunciou.

O imóvel doado ao município é o mesmo onde funcionou no passado a sede da Receita Federal e, mais recentemente, o Fórum Desembargador Tomaz Arêa Leão, do Tribunal de Justiça do Piauí. O local será adaptado para o funcionamento do SAMVIS (Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual).

Fonte: Secretaria de Comunicação

Fotos: Beto Barros



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES