Outubro Rosa é intensificado nos postos de saúde em Pedro II

Outubro Rosa é intensificado nos postos de saúde em Pedro II

Outubro Rosa é intensificado nos postos de saúde em Pedro II | João Paulo Mourão

Durante todo o mês, a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou o atendimento nos postos de saúde voltado à prevenção contra o câncer de mama e de colo uterino. A articulação faz parte da campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar e atender a mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos de idade, principalmente. Os atendimentos seguem até o final de outubro e nesta quarta-feira (24) acontece o Dia D da campanha, a partir das 16 horas, na Praça da Juventude.

Durante o encontro, haverá uma palestra sobre câncer de mama com a médica Evandra Nogueira. Em seguida, tem aula de dança com o professor Rafa Nascimento. “É um mês dedicado à saúde da mulher, onde estamos realizando, além dos exames, palestras, orientações, distribuições de folders e exames de prevenção do câncer do colo do útero. Esperamos todas as mulheres nesta quarta-feira, para falarmos mais sobre prevenção”, diz a secretária municipal de Saúde, Tatiana Galvão.

Até o final do mês o atendimento ocorre em todos os postos da Atenção Básica, na Estratégia Saúde da Família, e em outros pontos da cidade e do interior. De acordo com o enfermeiro Maximiliano Castro, do Posto ESF Cristo Rei, a campanha informa sobre os riscos dessa doença.

“No Brasil, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer o exame de mamografia, com objetivo de identificar e prevenir, o mais precocemente possível, algum nódulo, para que seja feito tratamento e buscada a cura”, observa.

Ainda segundo Maximiliano, o objetivo é convocar as mulheres que nunca realizaram o exame de mamografia. “Nós temos a listagem de todas as mulheres nessa faixa etária, constando cada uma das que fizeram o exame há 2 anos, há 1 ano e aquelas que nunca realizaram. O Ministério da Saúde recomenda fazer uma mamografia a cada 2 anos, exame clínico das mamas e passar orientação”, pontua.

O enfermeiro Kario Araújo, explica que o Posto ESF Irene Matias dividiu as atividades em dois momentos. “Primeiro, compartilhamos informações da equipe com os usuários da nossa área, com palestra ministrada por mim e pela obstetra Ana Maria. Em outro momento, será realizado mutirão, no dia 25, com realização de citologias oncóticas. Também já fizemos triagens e o carro da mamografia está em Pedro II, onde vamos atender a várias mulheres”, destaca.

A médica Ana Maria ressalta que, durante a palestra no posto Irene Matias, houve uma participação muito boa, com perguntas e respostas a dúvidas frequentes das pacientes e convidadas. “Destacamos a importância de fazer o autoexame, rotineiramente, para verificar se há algum nódulo ou alguma outra alteração na região do mamilo, e os exames que fazem o diagnóstico precoce do câncer de mama, como mamografia”, destaca.

A enfermeira Carla Rodrigues, do posto de saúde ESF São Francisco, também falou sobre o mutirão de atendimento. “Nossa campanha iniciou no dia 1º de outubro, com os agentes comunitários de saúde convocando as mulheres para o exame da mamografia. Nós também estamos tratando sobre o câncer de colo de útero e vamos realizar exames de citologia aqui no posto e palestra de conscientização”, afirma.

Fonte: SEMCOM

Fotos: João Paulo Mourão 



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES