Obra Kolping do Piauí inaugurou juntamente com vários parceiros 517 cisternas no município de Queimada Nova-Pi, através do P1MC/ASA.
Obra Kolping do Piauí, inaugurou no município de Queimada Nova à 416 km da capital, 517 cisternas que foram construídas durante duas etapas do P1MC, Juntamente com as organizações sociais que formam a comissão municipal para convivência com o Semiárido, a festa de inauguração foi realizada nesta quarta feira (25) um evento que celebrou a conquista das cisternas. O evento aconteceu na sede do município ao lado do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais, e contou com a participação do Presidente da Obra Kolping do Brasil Wagner Carneiro de Santana, Presidente da Kolping do Piauí Francisco Machado Santana, do Coordenador estadual da Kolping Raimundo João, Coordenador da UGM Kolping João Arilson, famílias beneficiadas, estiveram presentes vários representantes, Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, comissão municipal de Queimada Nova, STR, Movimento Quilombola, UGM CELTA, UGM NEPS do município de Dormentes-Pernambuco, Banco do Nordeste e vários empresários locais.
O Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) tem o apoio do governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e é desenvolvido na região pela Obra Kolping Estadual do Piauí, entidade responsável pela construção das cisternas no município. Queimada Nova foi beneficiada com 517 cisternas para o consumo humano e, através do projeto Cisternas na Escola, recebeu também 05 cisternas escolares com capacidade para armazenar 52 mil litros de água.
De acordo com o João Arilson, coordenador da UGM Kolping foi injetado no município mais de um milhão de reais, beneficiando o comércio, pedreiros, entre outros setores da economia no município. Além disso, o Programa beneficia diretamente as famílias que são envolvidas no processo de formação e mobilização social e participam dos cursos de gerenciamento de recursos hídricos - GRH.
Com essa quantidade de construções no município de Queimada Nova, hoje a capacidade de armazenar 8.272.000 litros de água. A estocagem de água tem contribuído com a saúde e a melhoria de vida das famílias que possuem cisterna.
Desde o início do Programa da ASA no município, a comissão municipal, a entidade executora tem construído um diálogo que permitiu o avanço dessas ações, e que tem trazido fortalecimento de articulação e mobilização social das famílias.
Queimada Nova no Piauí tem hoje a expectativa de receber mais cisternas e assim universalizar a cobertura em 100% das famílias que necessitam de água de qualidade para o consumo.
No final da celebração foi feito uma grande confraternização compartilhada pelas famílias com comidas típicas da região: Galinha com Arroz, bode servido em vários pratos e outros, sem falar no forró pé de serra que foi até altas horas da madrugada no salão do Sindicato.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.