O evento contou com a participação do povo e instituições

O evento contou com a participação do povo e instituições

Aconteceu ontem (21), com início das 9:00h, o I Encontro de Políticas Públicas Sobre Drogas de Pedro II.

O encontro foi marcado pela quantidade de pessoas que estiveram presentes representando a sociedade civil organizada e instituições públicas.

A grande mentora desse evento foi a Presidente da Câmara Municipal de Pedro II, Vereadora Maria Claudina dos Santos, que mais uma vez mostrou que tem conhecimento de forma bem aprofundada do papel de ser representante de uma comunidade e mostrou também qual é o verdadeiro papel de um Vereador (a) atuante, trazendo pessoas competentes ou instituições para discutir ou criar alternativas com a comunidade, para resolver ou minimizar problemas como o da droga de um modo geral, que a cada dia tem escravizado mais pessoas aqui em nosso município e que dificilmente às vezes conseguem se libertarem da mesma, porque não contam com esse tipo de ajuda que é o tratamento.

No encontro foram ministradas quatro palestras como profissionais da Fazenda da Paz, uma ONG que tem sede em Teresina e duas fazendas Terra da Esperança e Flor de Maria, em Timon ? MA, que são utilizadas como locais de tratamento de pessoas com dependências químicas.

A primeira Palestra foi com Célio Barbosa, Terapeuta e Coordenador da ONG; a segunda, Diane Cardoso, Psicóloga, com o tema ?Drogas e Família?; terceira, Maria Lila Castro, Assistente Social, Assessora da 2ª. Vara da Infância e da Juventude de Teresina, com o tema ?Juventude X Drogas, a Vida Vale Muito Mais?; quarta, Otoniel Oliveira, Bacharel em Segurança e Comunicação, com o tema ?Ética e Alteridade Aplicada ao Enfrentamento da Drogadição Juvenil Uma Perspectiva Transdisciplinas?; quinta, Ricardo Cruz, Terapeuta Comunitário, com o tema ?Políticas Nacional Sobre Drogas e a Importância dos Conselhos Municipais.

Após as palestra foi escolhido uma comissão que terá como objetivo principal trabalhar a conscientização por parte da sociedade de implantar o Conselho Municipal Ante Drogas aqui no município de Pedro II, já que existe uma lei municipal precisando apenas de alguns ajustes e registrá-la nas instituições estaduais, para poder encaminhar projetos no sentido de contemplar o município com recursos.

No evento compareceram vários Secretários municipais, entre eles a secretária de cultura Iranir Pinheiro, sua assessora Maria do Rosário, Mateus Getirana, Vereador Robério Leite, representando o prefeito Alvimar Martins, Gestor da Escola Técnica Angelina Mendes Braga, Professor José Messias, Coordenador de Área Professor Chagas Galeano, representantes do: Mandacaru, Conselho Tutelar, Delegado Kempis Cruz e outros.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES