Município vai ganhar mais unidades básicas de saúde

Município vai ganhar mais unidades básicas de saúde

Município vai ganhar mais unidades básicas de saúde | Edinardo Pinto

A saúde básica do município de Pedro II entra em nova fase. Após inaugurar as unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros Santa Fé e Cristo Rei, a prefeita Neuma Café assinou ordens de serviço para o início das obras de construção de mais cinco UBS's e a reforma de outras dez unidades de saúde na zona rural do município.

 

 

Já está autorizado o início das obras de reforma das unidades de saúde das localidades: Tucuns dos Donato, Goiabeira, Lagoa do Sucuruju, Lapa, Olho D'água dos Paulino, Palmeira dos Soares, Boa Esperança, Serra dos Matões, Tapera dos Vital e Vitória. Nas reformas serão empregados mais de R$ 895.000,00 (oitocentos e noventa e cinco mil reais).

 

Durante o aniversário de 160 anos de emancipação política de Pedro II também foi inaugurado o Anexo do Hospital Josefina Getirana, onde funcionarão o Serviço de Apoio à Mulher Vítima de Violência Sexual (SAMVIS), o Serviço de Atendimento e Apoio Psicológico (SAAP) e a Ouvidoria SUS.

A Prefeitura entregou à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) as chaves de mais três carros e três motocicletas. Os veículos irão contribuir para agilizar os serviços administrativos e programas gerenciados pela SMS. 

Ainda durante as cerimônias de inauguração das UBS's dos bairros Santa Fé e Cristo Rei, Neuma café anunciou o início das obras de construção de mais cinco UBS's. "Vamos aplicar mais de dois milhões de reais na construção de cinco unidades básicas de saúde. Nossa gestão prioriza também a saúde básica", declarou a prefeita.

 

As unidades de saúde serão construídas nas localidades: Mufumbo, Pequis, Corrente, Cantinho e São Francisco. Para cada UBS serão investidos R$ 424.414,25 (quatrocentos e vinte e quatro mil, quatrocentos e quatorze reais e vinte e cinco centavos).

 

Segundo o coordenador de Atenção Básica, Maximiliano Castro, as UBS's inauguradas já estão funcionando. "Nossas equipes já estão trabalhando nas novas unidades, com mais comodidade e condições de trabalho", disse.

 

Em cada unidade básica de saúde funciona uma Estratégia Saúde da Família (ESF), composta por um médico, um enfermeiro, um odontólogo, um técnico de saúde bucal, um técnico de enfermagem e uma equipe de agentes comunitários de saúde.

 

O coordenador explica que os serviços oferecidos na atenção básica são os seguintes: consultas, procedimentos como inalações, curativos e aplicação de medicações, além de palestras educativas na comunidade e nas escolas. "Também fazemos visitas domiciliares aos acamados e idosos  e ainda encaminhamos as consultas especializadas para o Setor de Regulação de Exames e Consultas Especializadas", disse.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação

Fotos: Ednardo Pinto





 



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES