O município de Pedro II esteve representado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Secretária Elissiane Uchoa e a coordenadora Municipal do Programa Criança Feliz, Lidiane Sousa, no Encontro de Gestores Municipais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que aconteceu na manhã desta quinta feira (11) no Blue Tree Towers, em Teresina.
O encontro contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, do governador Wellington Dias e do secretário de Assistência Social e Cidadania, deputado Zé Santana.
O foco principal do evento foi discutir em sua programação, os avanços e desafios da gestão do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), além as perspectivas do Bolsa Família e Cadastro Único para este ano de 2017.
No mesmo evento na parte da tarde às 15:00h, aconteceu o lançamento do Programa Criança Feliz, que visa ampliar a rede de atenção e o cuidado integral com a primeira infância, acompanhando o desenvolvimento nessa fase da vida e facilitando o acesso de gestantes, crianças na primeira infância participando das políticas e serviços públicos necessários.
Até agora, 173 prefeituras do Piauí, entre elas a de Pedro II aderiram ao Programa Criança Feliz. As famílias a serem beneficiadas pelo programa deverão ter crianças de 0 a 3 anos, ser beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O lançamento do Programa Criança Feliz foi promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (SASC) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.
Segundo o secretário de Assistência Social, Zé Santana, o programa é voltado para crianças e gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças em serviço de acolhimento e crianças beneficiárias do Serviço de Prestação Continuada. “Esse programa é uma ferramenta essencial para que crianças de zero a seis anos do nosso Estado tenham acesso a instrumentos que promova seu desenvolvimento cognitivo, psicossocial e emocional”, explica. As ações do programa serão executadas de forma descentralizada e integrada e contarão com orçamento de R$ 300 milhões em todo o país.
A Coordenadora Municipal do Programa Criança Feliz Lidiane Sousa, disse que “é um momento importante para as famílias que têm gestantes e crianças, que a partir de agora terão um programa que contempla esse público alvo, onde as gestantes e crianças passarão a ter um acompanhamento nesse primeiro momento de vida através dessas políticas públicas”.
Para a Secretária de Assistência Social, Elissiane Uchoa, “esse programa chega ao Piauí e Pedro II no momento oportuno, por facilitar o acesso de gestantes, assistir e acompanhar essas crianças nessa primeira infância, dando a elas o direito de participarem das políticas e serviços públicos”.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.