Município empossa conselheiras dos Direitos da Mulher

Município empossa conselheiras dos Direitos da Mulher

Município empossa conselheiras dos Direitos da Mulher | Divulgação

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (17) foram empossadas as conselheiras eleitas durante uma série de plenárias que elegeram representantes de vários segmentos como o poder público, as entidades civis, igrejas e sindicatos de classe.

A lei foi aprovada ainda no ano de 2002, mas só agora o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) foi instituído. Um dos seus objetivos é promover políticas públicas voltadas para a mulher. Sua maior função será o controle social com políticas de proteção e promoção da cidadania das mulheres do município.

 

Presente ao evento, a prefeita Neuma Café destacou a importância dessa ferramenta para a sociedade. "Nossa gestão também valoriza o que já existe de bom em termos de lei para aproveitarmos, tirando-as do papel e transformando em benefício para a sociedade. O Conselho da Mulher chega em boa hora, num momento em que ainda precisamos superar muitas barreiras e muitos preconceitos", disse.

 

O presidente da Subseção da OAB, advogado Mauro Benício Júnior, autor da lei, disse estar feliz por ver sua ideia posta em prática. "Participar da instalação do CMDM era um sonho antigo, mas agora se transforma em realidade. Esperamos que o conselho venha somar forças com os segmentos de apoio às mulheres já existentes. Assim esterá cumprindo o seu papel", destacou.

 

Em Pedro II já foi instituído pela atual administração o SAMVIS (Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual) e a Coordenadoria Municipal da Mulher, com a  finalidade de dar suporte às lutas e bandeiras em defesa dos direitos das mulheres.

 

A professora e atual secretária de Infraestrutura, Maria Luisa Vieira, foi eleita presidente do CMDM. Ela disse que o órgão vai auxiliar as iniciativas já existentes. "Vamos lutar e cobrar as políticas públicas voltadas para as mulheres, principalmente para aquelas que sofrem agressões e privações na vida social", disse. Ela completou que irá incentivar a organização das mulheres no âmbito do município. "Tudo isto para que nossos direitos estejam protegidos", finalizou.

 

VEJA A COMPOSIÇÃO DO CONSELHO

Maria Luisa dos Santos Vieira (presidente)

Eneldenes Sousa Gonçalves (vice-presidente)

Denise Raquel de Carvalho e Silva (tesoureira)

Sandra Maria Diolindo (secretária)

 

OUTRAS CONSELHEIRAS

Marinês Araujo Santos

Altina de Sousa Uchôa

Eliane Maria de Oliveira Café

Glória Mateisa Alves Barroso

Marlene Alves Rodrigues Martins

Renata Luiza de Lima

Karen de Sousa Castro

Maria de Jesus Campelo

Ana Lúcia de Macêdo Lima

Gleydida Fernanda Melo Rodrigues Brandão

Lidiana de Sousa Oliveira

Antonia Maria Alves Soares








 

Fonte: Secretaria de Comunicação

Fotos: Beto Barros



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES