O ex-deputado Ciro Nogueira, pai do senador Ciro Nogueira faleceu na manhã desta quinta-feira (28/03) no hospital Prontomed, em Teresina.
Ciro Nogueira Lima, nasceu em (Pedro II, 22 de agosto de 1933) advogado, empresário e político onde exerceu dois mandatos de Deputado Federal pelo Piauí. É pai do também advogado, empresário e político Ciro Nogueira Filho.
Biografia:
Filho de Manoel Nogueira Lima e Maria de Lourdes Lima. Em 1965 bacharelou-se em Direito pela Faculdade Federal de Direito do Piauí, atual Universidade Federal do Piauí, exercendo a profissão de advogado. Empresário e agropecuarista, foi auditor fiscal da Previdência Social entre 1953 e 1984.
Sua carreira política começou como secretário da Executiva Regional do PTB em 1960, passando pelo MDB e PMDB ao longo do Regime Militar de 1964.
Foi eleito Deputado Federal em 1982, deixando o PMDB após a confirmação de que uma das famílias tradicionais de Pedro II passaria a apoiar Alberto Silva ao governo do estado na esteira de um acordo com o PDS que tinha Lucídio Portela, como companheiro de chapa.
Filiado então ao PFL, perdeu a eleição para senador em 1986, mas foi eleito para um novo mandato de Deputado Federal em 1990. Retirou-se da cena política ao final do seu mandato embora tenha sido candidato a vice-governador do Piauí pelo PP nas eleições de 2006, na chapa do senador Mão Santa.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.