Milton Brandão: Município retoma atividades de endemias, com dia “D” para vacinação Antirrábica

Será sábado (23) vacinação para cães e gatos na cidade de Milton Brandão.

Agnelo Barros - Coordenador Municipal de Endemias | Cedida

Após a Coordenação Municipal de Endemias está alojada com o seu PA (Ponto de Apoio), com seus equipamentos e materiais de expediente deu início a execução do trabalho no controle das doenças endêmicas, através dos programas.

Segundo o Coordenador de Endemias, no município, Agnelo Barros, os servidores já estão em campo para trabalhar os quatro programas essenciais, que são: Dengue, Doença de Chagas, Leishmaniose e Sisagua. Dos quatro apenas o programa da Dengue foi concluído no ano passado de 2020, os demais não foram, o que é preciso atualizar as informações conforme determina o Ministério da Saúde, sob pena do município ser prejudicado com a perda de recurso.

Agnelo Barros, afirmou que já foi dado início ao trabalho de controle da Dengue, sendo realizado o tratamento e a partir de março será realizado o LIA (Levantamento de índices por Amostragem). Em seguida será atualizado o programa de Doença de Chagas, com pesquisa e borrifação nos imóveis positivos.

A campanha Antirrábica animal, que deveria ter sido realizado a vacinação de cães e gatos no mês de novembro de 2020, não foi. Em reunião com o Secretário de Saúde, Dr. João Batista Martins Junior e a Enfermeira Ana Cláudia, foi acertado para sábado (23) o dia “D” de vacinação Antirrábica, para cães e gatos, na cidade de Milton Brandão, com quatro postos de vacinação, com as seguintes localizações: Posto 01 – Em frente à casa do senhor Antônio João; Posto 02 – Bairro Vista Alegre – em frente à casa do Passarinho; Posto 03- Próximo ao matadouro e Posto 04 – Bairro São Gonçalo.  

Agnelo Barros, também enfatizou, que a campanha Antirrábica para cães e gatos, também será realizada nas comunidades rurais, conforme itinerário a ser divulgado em breve.   

O Sisagua, outro programa do Governo Federal, que tem como objetivo monitorar a qualidade da água que está sendo servida a população, o município já deu início aos procedimentos para reativação do programa, com a lavagem e desinfecção da caixa d’água que fornece água para a população, agora tratada com cloro. Esse mesmo procedimento será realizado em todos os chafarizes públicos da cidade e das comunidades rurais, onde as caixas d’água serão lavadas e colocada a garrafa mineira, que funciona como um dosador de cloro. A cada dois meses será recolhido as amostras dessas águas e encaminhadas ao laboratório para avaliação de potabilidade.  

Agnelo Barros, ratifica que em breve será providenciado a realização do inquérito canino, que é o controle da Leishmaniose, feito por meio de pesquisa com os cães, com o colhimento do sangue da orelha do animal, nas regiões que já apresentaram casos da doença. A realização do teste rápido, caso seja positivo, será feito o procedimento conforme a lei, com o anestésico é retirado o sangue da veia do animal e encaminhando ao LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública), confirmando que o cão está com Leishmaniose, seguimos as orientações conforme determina a lei. “O nosso trabalho aqui será feito com total responsabilidade e transparência de dados. Vamos trabalhar o controle dessas quatro doenças endêmicas para que a população de Milton Brandão, possa ter total qualidade de saúde é essa a orientação que recebemos do Prefeito Evangelista Resende, do Secretário Júnior Martins e da Enfermeira Ana Cláudia. Já temos o nosso local de trabalho, de apoio e a população será bem vinda nas nossas instalações para conhecer ou até mesmo para tirar alguma dúvida”. Disse Agnelo Barros.      



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES