O Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta implantou, na manhã desta sexta-feira (26), o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), formado por uma comissão composta por funcionários da unidade hospitalar e que tem o objetivo de acompanhar, fiscalizar e pôr em prática os protocolos de saúde.
Para garantir a implantação do Núcleo do Paciente, foram necessárias algumas adequações, como elaboração do regimento interno e do plano de ação. Também foi criado um protocolo de identificação do paciente e elaborado um regimento interno da comissão de revisão de prontuários médicos.
O NSP deve promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, e articular os processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente. O Núcleo tem o papel fundamental no incremento da qualidade e segurança nos serviços de saúde.
“O Núcleo de Segurança do Paciente deve fazer a articulação dos processos de trabalho, junto aos diversos setores da maternidade, e monitorar informações para garantir total segurança à saúde do paciente, pois este precisa estar seguro, independente do tipo de cuidado ao qual ele está sendo submetido”, pontua a diretora do Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta, Lucimeire Pacífico.
Fonte: SEMCOM
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.