Janeiro Roxo: Prefeitura de Pedro II reforça combate a hanseníase com capacitação de profissionais da saúde

As ações acontecem nos postos de saúde do município com palestras e busca ativa de novos casos

Drª Evandra Nogueira | Edinardo Pinto

Ao longo do mês de janeiro, a Prefeitura de Pedro II vem promovendo ações em alusão à campanha Janeiro Roxo, identificar casos de hanseníase no município bem como tratá-los e curá-los, atingindo a meta do Ministério da Saúde.

A iniciativa tem como base as estratégias estabelecidas dentro do Plano de Ação desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e tem como objetivo a busca ativa de novos casos e seus contatos para diagnóstico precoce da doença, além do compartilhamento de informações sobre a doença, sua prevenção e controle.

Dentro da programação da campanha, estão sendo realizados mutirões de busca ativa da doença pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS); mutirão de consulta de pacientes com a suspeita da doença, realizada pelo enfermeiro e médico de cada equipe do posto de saúde (ESF); consulta anual de contatos domiciliares de pacientes em tratamento e casos já encerrados de hanseníases; atividades educativas com os usuários da Unidades Básicas de Saúde.

O clínico geral Aristides Filho destaca a importância das capacitações ofertadas aos profissionais da saúde. “A hanseníase é uma doença grave que atinge a pele e os nervos levando a sequelas e incapacidades permanentes. Por isso, ampliar as capacitações é importante para que os índices de hoje sejam diminuídos ao longo do tempo”, explica.

No dia 30 de janeiro, a dermatologista do município, Evandra Nogueira, irá ministrar palestras aos profissionais de saúde sobre hanseníase. Evandra salienta a necessidade vital de realizar um trabalho dedicado voltado à identificação e tratamento da doença. “Ano passado realizamos o treinamento dos enfermeiros e médicos do município e esse ano o nosso alvo são os Agentes Comunitários de Saúde – ACS. O nosso objetivo é que haja a descentralização o diagnóstico dessa patologia. Além disso gostaríamos de contar com os Agentes de Saúde no acompanhamento desses doentes após a alta por cura, tendo em vista que muitos pacientes podem evoluir com reações e sequelas anos após concluir o tratamento. Parabenizamos o prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, e a secretária de saúde do município, Tatiana Galvão, por estar nos dando total suporte na campanha, afinal de contas, o primeiro passo é a população estar bem informada sobre a doença e seus tratamentos”, conclui Evandra Nogueira.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES