Infecções bucais fator de risco para endocardite bacteriana

Infecções bucais fator de risco para endocardite bacteriana

Infecções bucais fator de risco para endocardite bacteriana | Arquivo

As infecções que acometem a saúde bucal na maioria das vezes são causadas por microrganismos orais, esses, no entanto podem além do acometimento local, podem que por via hematogênica, se disseminam para o endocárdio.

Dessas infecções a mais comumente estudadas é a endocardite bacteriana, muitas vezes atribuída ao Streptococcus viridans. A endocardite bacteriana é uma infecção grave das válvulas cardíacas que sustentam estruturas endocárdicas pelas bactérias presentes no sangue que chegam até elas pela corrente sanguínea de locais como a boca, gastrointestinal, pele e trato geniturinário, após procedimentos e atividades que iniciam sangramento. Tem como lesão fundamental a formação de vegetação que usualmente se desenvolve na valva cardíaca e eventualmente no epitélio ou em uma grande artéria.

Os termos endocardite bacteriana subaguda e aguda ainda participam da terminologia de uso corrente a associam tempo e evolução da moléstia com seu quadro clínico.

A literatura científica afirma que pessoas com infecções bucais são duas vezes mais susceptíveis a doenças cardíacas do que aquelas com gengivas saudáveis, também possuem maior suscetibilidade a essa patologia: portadoras de febre reumática, prolapso da válvula mitral ou sopro cardíaco; E indivíduos podem necessitar de terapias antibióticas previamente aos procedimentos odontológicos.

Isto porque durante o tratamento clínico, as bactérias causadoras de doenças periodontais podem alcançar a corrente sanguínea e colocar o paciente em risco para a endocardite bacteriana (inflamação no revestimento e válvulas cardíacas).

É preciso termos cuidado com a saúde bucal, assim como com outros órgãos do corpo humano, pois ela faz parte de todo o conjunto. Qualquer problema ou alteração que a boca sofre poderá refletir em todo o nosso organismo. Por isso a prevenção é sempre muito importante, uma boa escovação, o uso de fio dental e consultas regulares ao dentista são simples cuidados que podem evitar problemas maiores, pois a saúde bucal reflete na saúde do corpo.

Texto: Odontólogo Thiago Galvão



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES