Em parceria com a Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo do Estado do Piauí (FUNPAPI) e a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e o Sindicato dos Trabalhadore (as) Rurais de Pedro II, foi realizado na terça-feira (20), a última oficina com tema “Direito do Idoso”, voltado às pessoas com idade a partir de 60 anos.
O evento aconteceu no auditório da Semas e faz parte do projeto “Fortalecimento de espaço para melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa”. Na oportunidade, os participantes receberam orientações sobre o Estatuto do Idoso, aposentadoria, prevenção de extorsão, entre outros.
De acordo com a assistente social Lívia Almeida, uma das palestrantes do seminário, o objetivo é deixar o público ciente dos direitos assegurados pela Constituição.
“Nós trouxemos profissionais, como advogados e defensor público, para conversar de maneira didática com os idosos. Muitas vezes, eles caem em golpes ou são pressionados a fazerem empréstimos devido à vulnerabilidade típica da idade. Nossa intenção é deixá-los alertas quanto a esses riscos e esclarecer dúvidas sobre os benefícios que eles têm direito”, destaca Lívia Almeida.
Para fechar o projeto que abrange seis municípios, a FUNPAPI, realizar em Teresina o encontro dos seis municípios que deverão está representados juntamente com os idosos que participaram das oficinas. O objetivo é promover um momento de confraternização e uma troca de experiência entre eles.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.