A escola Estadual Tomaz Café de Oliveira, uma das escolas que desfilou no 7 de setembro, chamou atenção do público pelo seu tema interessante que destacou a literatura jovem do Piauí representada pelo escritor Mário Faustino e Torquato Neto, onde o 3º Ano do Ensino Fundamental e a 3ª Série do Ensino Médio formaram um pelotão com uniforme característico dos autores, onde teve em destaque uma dança com a música ?Soy Loco por ti América?, de autoria de Torquato Neto.
Já nos anos de 50 e 60, época de várias manifestações literárias que por de denominação, mais precisa a crítica e historiadores da literatura denominam de Vanguardistas.
O Piauí contribuiu no cenário literário nacional com dois geniais nomes: Mário Faustino e Torquato Neto.
Mário Faustino universalizou o indivíduo em sua arte, de poesia concretista, consciente do ofício renovador da linguagem, o mais universal dos nossos críticos literários.
Dono de larga bagagem cultural move-se esteticamente entre a tradição e o vanguardismo publicou um único livro em vida, ?O Homem e sua Hora?, vindo a falecer em um desastre aéreo em 1962, aos 32 anos de idade.
Torquato Neto destacou-se no movimento Trocalista da MPB, de cunho cultural e político, ao lado de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Edu Lobo e outros.
De irreverência oswaldiana, ativou a nossa Inteligência jovem a procurar novos rumos.
Tornando-se mais conhecido como letrista e compositor, polemizou e agitou com sua forma de ver a cultura alicerçado na composição ?Geleia Geral?, manifesto-síntese do pensamento renovador de época ditatorial.
Carnavalizou a arte, a vida e a morte. Defensor das manifestações artísticas de vanguardas cometeu suicídio com 28 anos apenas.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.