A Escola Madre Rosa prestará uma justa homenagem por meio do I Sarau Cultural, em homenagem ao Professor Genuíno Sales, filho ilustre de Pedro II, poeta e escritor de várias obras literárias, sendo parte delas focando os aspectos culturais e sociais de sua terra natal.
O evento cultural será nesta quarta-feira (06), às 18:00h na quadra coberta da escola e tem como objetivo promover e desenvolver atividades artísticas através de oficinas culturais realizadas pelos alunos do Ensino Fundamental II, com foco literário a obra do Professor Genuíno Sales.
Genuíno Francisco Sales, nasceu em 15 de abril de 1938, na Fazenda Tamboril dos Sales, pé de serra do sertão de Pedro II, filho de Izabel Francisca de Jesus e de Antônio Francisco de Sales.
Genuíno, ingressou na escola pública somente aos 11 anos, mas a perseverança falou mais alto e se tornara primeiro lugar no exame de admissão do Ginásio São Luiz Gonzaga, de Parnaíba; foi aprovado para o curso de direito da UFC, em Fortaleza; tornou-se professor de literatura; Presidente da Academia Cearense de Letras, da Academia de Letras do Vale do Longá/PI e da Academia Piauiense de Letras. Diretor da Organização Educacional Farias Brito.
Entre as suas obras publicadas destacam-se:
Fins D’água
Bem na Safena
Entrementes – poemas
Iluminados
Os Sertões – Cem Anos de Fortuna
Caderno do Genuíno – Análise Sintática.
Exerceu várias atividades administrativas e docentes (Coordenador, Diretor, Consultor Jurídico, etc), bem como inúmeras atividades intelectuais (Presidente de Grêmio Cívico, Orador, Membro de várias Academias Literárias).
Recebeu vários títulos, proferiu inúmeras palestras, pronunciou discursos e publicou vários artigos; Alfabetização – um processo linguístico; Educação, Cidadania e Justiça; O destino as sala de aula, etc.
Recebeu vários Títulos Honorários pelos relevantes trabalhos em prol da educação.
Assim podemos dizer que é Genuíno Sales, um grande homem no qual dedicou sua vida a Educação, é merecedor, sem dúvidas de grandes homenagens.
PROGRAMAÇÃO:
Data do evento: 06/09/2017
Horário: 18:00h
Local: Escola Madre Rosa (quadra coberta)
Apresentações Artístico- Culturais:
Abertura: Hino de Pedro II – Coral da Escola
DANÇA DO REISADO:
Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil como folclore
Oficina de Dança: Professora Sandra
XOTE – HOMENAGEM À PEDRO II
Ritmo musical dançante, típico do Nordeste muito tocado nas festas juninas e nos “forrós”
Oficina Dança: Professora Paula
LINHA DO TEMPO – PEDRO II EM ACORDES
CARNAVAL – Homenagem a Pedro II com o samba enredo de carnaval da escola de samba SKINDÔ – “Na Terra da Opala, Lua de Mel é na Rede”.
FESTIVAL – Homenagem aos cantores nordestinos que consagraram o Palco Opala nas edições do Festival de Inverno.
FESTEJO – Homenagem ao Festejo de nossa cidade com o hino da padroeira Nossa Senhora da Conceição.
Oficina de Canto: Professores Ramiro e Bruna
PEÇA TEATRAL – “MENTIROSO”
Peça teatral baseada no livro de contos Fins D’água, do escritor homenageado Genuíno Sales, com adaptações do professor Jefferson.
PEÇA TEATRAL – O CAVALEIRO SOLITÁRIO
PEÇA TEATRAL – A COMEDORA DE MIOLOS DE CRIANÇAS
Peças teatrais baseados do livro Lendas da Cidade de Pedro II, do escritor Ernani Getirana, com adaptações do Professor Matheus.
Oficina de Teatro: Professor Matheus
DECLAMAÇÃO DE POEMAS DO HOMENAGEADO GENUÍNO SALES E POETAS DA CIDADE
A poesia é uma das mais completas formas de expressão artística.
Ela nos fala de sentimentos de acontecimentos, de pessoas, de lugares, enfim nos fala de conhecimentos.
A declamação é a verbalização ou interpretação da poesia. O declamador dá voz ao autor da poesia.
Oficina de Poesia: Professoras Marcela e Patrícia.
Para o homenageado Genuíno Sales, “o poema Presença foi o melhor de todos escritos por mim”. Esse poema foi premiado pelo Concurso do Ideal Clube.
PRESENÇA
Eu gosto de não te ver
para não sentir em vão
com tua presença esquiva
o pecado inevitável.
Eu gosto de não te encontrar
para não sofrer a tentação
do irrealizável.
Mas mesmo sem querer te vejo
e mesmo sem querer te encontro.
e se te vejo peco
e se te encontro sofro
sofro e peco
porque a tua presença onírica
é a volúpia de minha solidão
na certeza do impossível
em que pulveriza meu sonho.
Para o Professro Dielson Brandão, "esse momento que será vivenciado na noite de quarta feira (06), será de tamanha retribuição pelo muito que o Professor Genuíno Sales, na área da cultura e da literatura com foco na maioria de suas obras a sua terra natal Pedro II". "Por isso, aproveitamos para convidar todas as pessoas que gostam de cultura e literatura para compartilhar conosco esse momento ferstivo e de reconhecimento pelo muito que o Professor Genuíno Sales, já contribuiu nessas áreas". Finalizou Dielson Brandão.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.