Equipes do PMAC vistoriam os ESF (Estratégia de Saúde da Família)

Equipes do PMAC vistoriam os ESF (Estratégia de Saúde da Família)

Equipes do PMAC vistoriam os ESF (Estratégia de Saúde da Família) | Edinardo Pinto

Na manhã de hoje, 18 de outubro, dia do médico, as entrevistadoras do PMAQ-AB, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica em Saúde, estiveram no Centro de Saúde Hortência Campelo e nas várias Unidades Básicas de Saúde – UBS das zonas rural e urbana do município de Pedro II.

O motivo das visitas é uma ação conjunta em parceria do Governo Federal, Estadual e Municipal que fiscaliza e avalia as condições estruturais, de equipagem e de atendimento em Saúde dessas unidades, com vistas à averiguação de informações e dados técnicos do setor nos próprios locais.

De acordo com as informações da entrevistadora Ianara Carvalho, que esteve no CSHC: “O PMAQ é um programa do Ministério da Saúde que tem o intuito de fazer a melhoria do atendimento que é prestado à população brasileira na Atenção Básica. A gente visita as cidades, visita os Postos de Saúde e faz uma espécie de observação para ver como está o funcionamento e para ver como é que a gente pode melhorar o atendimento que é prestado à população brasileira. Nessa questão de profissionais, de materiais, e aí em conversa com os profissionais, com os usuários e com isso o Ministério da Saúde faz uma avaliação para ver como é que ele pode fazer para melhorar a assistência que é prestada à população.”

Em Pedro II, as entrevistadoras fizeram essa avaliação nos Postos de Saúde da Família – PSF que fizeram a adesão ao programa [PMAQ-AB]. Ianara Carvalho também comentou sobre essas visitas: “Nós visitamos todos os Postos que fazem adesão ao programa, que é no caso o PMAQ, zona urbana e zona rural.”

A entrevistadora do Ministério da Saúde também explica como são os procedimentos padrão adotados nas visitas: “Na verdade, nós entrevistadoras não temos o poder de levar em consideração coisas específicas; tudo que nós fizemos aqui já é vindo diretamente do Ministério da Saúde para ser feito. Então, o programa é dividido em módulos, são 6 (seis) módulos, cada módulo tem sua especificidade, alguns módulos nós conversamos com os profissionais, tem uma série de questões que são definidas já pelo Ministério da Saúde, nós desenvolvemos aqui e outros módulos a gente observa estrutura física, como falei, já é uma coisa que vem definida pelo Ministério da Saúde; a gente só põe em prática esses módulos que são enviados.”



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES