Aconteceu nesse fim de semana o I ENCONTRO DE HIP HOP EM PEDRO II, realizado pela Associação Tapera dos Vital e o Grupo Identidade Periférica em parceria com a Pref. Municipal de Pedro II e a Câmara de Vereadores. Esse evento contou com a participação de representantes das cidades de Piripiri, Teresina, Picos, Oeiras, Floriano, São Julião, Itainopolis, e dos Estados do Ceará, Pernambuco e Goiás.
Foram 03 dias de grandes ações sociais. A abertura teve inicio com um Dialogo social em torno dos temas Política, Inclusão, Cultura, Educação e Cidadania com a presença do Promotor Dr. Plínio, O Grupo MP3 ? Movimento Pela Paz na Periferia de Teresina, Conselho Estadual de Juventude, Secretária Municipal de Cultura(Dorinha), APAE de Pedro II, Rede de Jovens do Nordeste- Movimento Estudantil do Piauí, Tenda da Cruviana e Pref. Municipal de Pedro II.
O Hip Hop é uma cultura que consiste os 05 elementos, Break Dance, MC?s (RAP), Dj?, o Grafite e o diálogo, salienta a Prof. Rosane Getirana, organizadora do evento, completa que todos esses elementos foram abordados e apresentados em todos os contextos sociais, onde a fusão de todos esse elementos faz do Hip Hop uma forma artística (musica, dança, poesia e pintura) completa capaz de transformações sociais imensuráveis.
A atividade de Grafite aconteceu no muro do Estádio Jose Teixeira Santos que recebeu a pintura dos Grafiteiros Pinky (Fortaleza) e Ted (Picos).
A Oficina de B.Boy e o campeonato aconteceu no Espaço Cultural BNB e após a difícil decisão o campeão foi o B.Boy Deam de Pernambuco.Nessa ocasião estavam presentes 23 grupos de Break Dance e contou com a Presença da Sec. de Cultura Dorinha.
A noite aconteceu um grande show cultural no BNB com os grupos Identidade Periférica de Pedro II, Estilo Favela e Impacto Feminino de Fortaleza e com a participação de muitos outros mc?s também presente.
Vale salientar da grande importância desse evento para a juventude Pedrossegundense, o Hip Hop, hoje em dia, dita o estilo de vida para muitas pessoas como tambem uma postura política crítica e social.
Esse evento culminou em grandes projetos sociais entre os grupos e as parcerias envolvidas, um deles e a implantação de um projeto intitulado BORANDÁ, que assistirá todos os bairros de Pedro II através de ações como música, dança, poesia e pintura em todos os segmentos do Hip Hop.
No encerramento do evento a Praça do Recanto ganhou um lindo Grafite feito pelo artista plástico Pink(Fortaleza), que foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, que prestigiou todo o evento.
A realização desse I Encontro de Hip Hop nos mostra que a nossa cidade dispõe cada vez mais de espaços para todos os segmentos culturais, inclusive o hip hop que é uma forma de expressão artística que atinge toda as idades e padrões sociais e que tem muito a contribuir para a cidade de Pedro II, salienta Rosane Getirana.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.