Diretoria da IGO - Pedro II tomou posse

Diretoria da IGO - Pedro II tomou posse

Diretoria da IGO - Pedro II | Edinardo Pinto

Aconteceu ontem quinta feira 19, no prédio da câmara municipal de vereadores de Pedro II a solenidade de posse da diretoria da IGO (Indicação Geográfica da Opala).

A IGO é uma entidade que congrega garimpeiros, produtores, lapidários e joalheiros de Pedro II. Fundada pela AJOLP (Associação dos Joalheiros e Lapidários de Pedro II). COOGP (Cooperativa dos Garimpeiros de Pedro II) e APROPI (Associação dos Produtores de Opalas de Pedro II).

Fundada em 26 de novembro de 2008 na cidade de Pedro II, com a missão de apropriar, desenvolver e proteger duas Indicações Geográficas: ?Gemas de Opalas de Pedro II? e ?Jóias Artesanais de Pedro II?.

Várias autoridades compareceram ao local como: O prefeito Alvimar Martins, diretor técnico e presidente do conselho deliberativo do SEBRAE Mário Lacerda e Ulisses Moraes, coordenador do APL (Arranjos Produtivo Local) Marcelo Moraes, consultor do projeto IGO Roberto Castelo Branco, secretário estadual do desenvolvimento econômico e tecnológico Valério Carvalho, presidente da AJOLP Juscelino Araújo, presidente da associação dos garimpeiros José Cícero, garimpeiros e convidados.

A IGO ? Pedro II tem uma diretoria composta por representantes destas entidades, onde o Juscelino Araújo assumiu a presidência da mesma.

A indicação geográfica é o instrumento da lei brasileira de propriedade industrial, de maio de 1996, que permite criar uma grife associando o nome de um produto de notáveis qualidades ao território de procedência de onde advém sua reputação. É um moderno e eficiente instrumento para abrir e desenvolver mercados para produtos de reconhecida excelência. Cria uma identidade própria para estes produtos e os distingue no mercado gerando um processo de preferência e lideração de consumidores. O território da cidade de Pedro II, origem e procedência das gemas e jóias artesanais de opalas, têm características geológicas únicas que abrigam opalas especiais.

Seguimentos ligados à opala através de suas instituições, a cada dia vêm ganhando espaço na conquista de melhorias para o setor como a TELECENTRO, conseguido pela Cooperativa dos Garimpeiros de Pedro II, montado com 11 computadores, para servir como complemento na área social as famílias dos garimpeiros, na inclusão digital em parceria com a Obra Kolping, que ministrará o curso de computação e fornecerá o certificado após a conclusão. A TELECENTRO servirá também como local de acessar a internet para quem não tem pelo preço menor a hora.

Na solenidade, também foi reafirmado a implantação de uma oficina de lapidação e joalheria, que será construída em breve, onde a prefeitura de Pedro II através do prefeito Alvimar Martins, doará um terreno ao estado para construção do prédio, já que o mesmo já tem em caixa R$ 500,000,00 (quinhentos mil reais) para sua construção, e os equipamentos necessários para equipar a oficina, já foram conseguidos e quase todos estão aqui em Pedro II, onde até o festival de inverno será iniciado a construção da mesma.

A oficina funcionará como uma escola para ensinar os interessados à arte de lapidar e fabricar as jóias, para eles depois colocarem o seu próprio negócio, gerando emprego e renda, com isso aumentando o volume de recurso que circularão aqui na região.

Segundo Juscelino Araújo, presidente da IGO ? Pedro II, a mesma já atingiu sua primeira fase com a implantação da sua diretoria, onde o passo seguinte será de manter um padrão de qualidade das opalas e jóias que serão produzidas aqui na cidade, justificando a importância de receber esta indicação geográfica, que em todo país só existem apenas cinco, caso essa seja concedida pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) será a sexta.

A composição da diretoria da IGO ? Pedro II da seguinte forma:

Presidente: Juscelino Araújo

Diretor de Opalas: Benedito Felipe

Diretor de Jóias: Wadisson Alves

Diretor Administrativo: Eulálio Galvão

Após da solenidade de posse, o prefeito Alvimar Martins, ofereceu um farto e delicioso jantar, feito pela sua sogra D. Remédios, que entende muito bem do assunto.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES