Para celebrar o Dia Mundial da Saúde, nesta terça-feira (7), a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desenvolveu diversas atividades voltadas para pacientes hipertensos e diabéticos.
A programação incluiu desde avaliações físicas e orientações gerais até procedimentos como verificação de pressão arterial, testes de glicemia e exames séricos.
Para a ação, a SMS mobilizou profissionais como educador físico, enfermeiro, nutricionista, entre outros.
Os serviços realizados no Centro de Saúde Hortência Campêlo beneficiaram dezenas de pacientes hipertensos e diabéticos do centro da cidade e dos bairros Santo Antonio e Saborá.
Vacinação contra HPV
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contabilizou um bom índice de vacinação na campanha nacional contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). Até o início desta semana foram vacinadas 822 meninas com idade entre 9 e 11 anos, o que corresponde a 80% de cobertura, atingindo a meta preconizada pelo Ministério da Saúde.
Para este ano a SMS fez parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e enviou equipes para as escolas das zonas rural e urbana do município, visando descentralizar as ações da campanha, facilitando o acesso do público-alvo aos serviços.
A campanha do Ministério da Saúde (MS) focou na vacinação de meninas de 9 a 11 contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção câncer do colo do útero.
Segundo a SMS, mesmo com o fim da campanha, a vacina continua disponível para meninas que estão dentro da faixa etária exigida pelo MS.
Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. No entanto, a imunização não substitui a realização do exame preventivo.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: SMS
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.