Aconteceu ontem domingo dia 21, na comunidade Roça dos Pereira, o encerramento do curso de beneficiamento de castanha de caju.
A realização do curso foi uma reivindicação da vereadora e presidente Maria Claudina, que solicitou o curso por meio da Obra Kolping de Pedro II em parceria com a FIEPI (Federação das Indústrias do Estado do Piauí) e Prefeitura de Pedro II.
O curso de beneficiamento da castanha do caju teve uma carga horária de 40h, onde o instrutor Miguel Leal, ensinou todo procedimento de como beneficiar a mesma, desde o corte, classificação, fritura e embalagem.
Quinze produtores participaram do curso, com objetivo de melhorar a técnica e agregar valor ao produto, já que um kilo de castanha crua custa apenas R$ 1,00 (um real), em quanto um kilo da castanha beneficiada custa vinte vezes mais. Com isso gera uma perda e desperdício financeiro muito grande.
Mais cinco cursos já foram aprovados para o município de Pedro II, que são: Aproveitamento integral do pedúnculo, boas práticas de fabricação, produção de mudas enxertadas de caju, associativismo e manejo da cultura do caju.
Todos os cursos foram conseguidos pela vereadora e presidente Maria Claudina e tem a mesma parceria.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.