Representantes da Câmara de Comércio Brasil - Estados Unidos da Flórida, Eduardo Machado e Rogério Lousa, e o diretor-presidente da Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí (Porto PI), Ted Wilson de Barros, estiveram em Pedro II neste final de semana.
A companhados da prefeita Neuma Café eles visitaram lojas que produzem joias de opala e oficinas de lapidação. Durante a visita foi apresentado um esboço do plano de trabalho das ações que deverão ser divulgadas nos Estados Unidos.
Para Eduardo Machado, o encontro teve como objetivo alinhar as ações a serem divulgadas na Flórida, através da Câmara de Comércio Piauí-Flórida. Também foram definidas as estratégias de divulgação dos produtos feitos à base de opala e as outras potencialidades do município.
Segundo Rogério Lousa, a comissão manisfestou interesse em inserir Pedro II na rota do comércio exterior. "O que é produzido em Pedro II pode ser apresentado de forma mais consistente no exterior e, em consequência, atrair mais investimentos externos para o Piauí", disse.
A prefeita Neuma Café ressaltou a importância dessa parceria para a cadeia produtiva de joias. "A Câmara Piauí/Flórida está propondo rodadas de negócios envolvendo empresários de Pedro II e empresários dos Estados Unidos. Isso vai abrir postos de trabalho, gerar renda e estimular investimentos externos em nosso município”, concluiu.
Ainda durante o encontro ficou evidente a necessidade da abertura do Centro Tecnológico de Artefatos Minerais (Cetam) e a proposta da ida de representantes do setor de produção de joias de Pedro II para um Workshop que deverá ser realizado na Flórida. "O funcionamento do Cetam representa a produção de joias em larga escala e o Workshop vai garantir a aproximação do comércio exterior com o empresariado local "explicou Ted Wilson de Barros.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Beto Barros
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.