A palestra de Leticia Wierzchowsk, na noite desta sexta-feira (01/04), deu o tom do que representa um evento de tamanha envergadura como o Salão do Livro de Pedro II - o SaliP2.
Durante cerimônia de abertura do evento, a escritora gaúcha Leticia Wierzchowsk afirmou que a iniciativa do município e parceiros em realizar o SaliP2 demonstra a disposição de tornar a leitura a porta para o aprendizado. "Além do estímulo à leitura, esse tipo de evento demonstra a disposição do município e dos realizadores em valorizar a cultura, incentivar a leitura e valorizar os talentos locais", disse.
Letícia nasceu em Porto Alegre (RS) e estreou na literatura aos 26 anos. Já publicou 11 romances e novelas e uma antologia de crônicas, além de cinco livros infantis e infantojuvenis. É autora de Sal, Navegue a lágrima e de A casa das sete mulheres, história que inspirou a série homônima produzida pela Rede Globo e exibida em 30 países. Ela ministrou a palestra "A alegria da escrita".
A prefeita Neuma Café anunciou em seu discurso que enviará ao legislativo municipal projeto de lei que torne o SaliP2 um evento oficial do município. "Pela dimensão que tomou o nosso Salão do Livro, enviaremos proposta à Câmara Municipal para inserir o SaliP2 no calendário oficial do município, garantindo, inclusive, dotação orçamentária para o custeio do evento", declarou.
Durante a cerimônia foram lançadas as obras literárias "As cores do outono", uma homenagem 'in memoriam' ao desembargador Tomaz Gomes Campelo, e "Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes", também uma homenagem 'in memoriam' à escritora Irismar Rosa da Silva Nunes Pantaleão, e a "Raspa do mameleiro", uma antologia que reúne o trabalho de 43 escritores pedrossegundenses.
O SaliP2 é custeado com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Aluísio Martins, e é uma realização da Prefeitura de Pedro II, em parceria com o Governo do Estado, Fundação Quixote, Coletivo Pedro II, Academia Pedrossegundense de Letras e Artes.
O SaliP2 prossegue até amanhã com várias palestras e vasta programação cultural e musical.
Veja a programação:
SÁBADO (02/04/2016)
8h – Palestra: “Lutar com palavras é a luta mais vã”, com o escritor Paulo Razoni
10h - Palestra: “A literatura infanto-juvenil em sala de aula”, com Jasmine Malta (Professora / Ufpi)
14h – Palestra: “A crônica nossa de cada dia”, com Wellington Soares (Professor e editor da Revestrés)
16h – Palestra: “Luiz Gonzaga: Cultura acústica e imagens de nordestinidade”, com Jonas Moraes (Professor mestre e músico) e Alfredo Werney (Professor mestre e músico)
19h – Palestra: “A importância da cultura na formação do cidadão”, com Cineas Santos (Professor e escritor)
21h - Show musical: Rock Retrô e Gilsiê Memória e Soraya Castelo Branco
DOMINGO (03/04/2016)
8h – Musical: “O preço de um resgate”, com Isaque Folha (Músico-educador)
10h – Espetáculo para crianças: “As aventuras de Cassimiro Coco”, Chagas Vale (Músico e Ator)
Fotos: Beto Barros
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.