Pedro II sediou terça feira (15), encontro promovido pela CEIR (Centro Integrado de Reabilitação), que esteve com uma equipe de profissionais ministrando palestra sobre AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Os municípios de Pedro II, Lagoa de São Francisco, Milton Brandão estiveram representados pelos seus secretários de Saúde e os ACS (Agentes Comunitários de Saúde).
A reunião aconteceu no auditório do CEEP, onde a Secretária de Saúde de Pedro II Rayana Alencar e o Coordenador da Atenção Básica Enfermeiro Maximiliano Castro recepcionaram os participantes e a equipe do CEIR, que falou sobre as seqüelas do AVC (Acidente Vascular Cerebral), onde na maioria das vezes ficam para o resto de suas vidas.
A CEIR, visando um melhor conforto e auxílio para essas pessoas de baixa renda sequeladas em conseqüência do Derrame, como é conhecido popularmente está disponibilizando meios para proporcioná-las melhor qualidade de vida com a diminuição das dificuldades no seu dia a dia, como deslocamento de um local para outro, banhar, fazer suas necessidades fisiológicas, etc., com doações de cadeiras de rodas e de banho, próteses, muletas, etc.
Esses suportes são adquiridos através do SUS (Sistema Único de Saúde), que financia a compra dos mesmos.
O processo para quem interessar em adquirir qualquer um desses suportes, inicialmente primeiro precisa passar por uma avaliação médica feita no E. S. F (Estratégia de Saúde da Família) e se for recomendado será feito o cadastro da pessoa a ser beneficiada com seus dados pessoais e precisando tirar as medidas no caso de prótese e outros, a Secretaria Municipal de Saúde do Município disponibilizará de um transporte para levar a pessoa até Teresina.
O papel dos Agentes Comunitários de Saúde nesse caso será de identificar essas pessoas que hoje estão sequeladas e agendar uma consultar para ver se a mesma necessita ou não desse suporte.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.