O município de Pedro II inova mais uma vez no setor de grandes eventos e realiza a Cavalgada das Serras, no último final de semana, com números impressionantes. Nesta primeira edição, contou com a participação de 250 cavaleiros, inclusive de outros estados como Maranhão, Ceará, Goiás e até da Bahia. A realização foi da Prefeitura de Pedro II.
?Já estamos pensando na segunda edição da Cavalgada, que em 2014 será feita no início do segundo semestre e não mais no final do ano?, antecipa o secretário municipal de Infraestrutura e Habitação de Pedro II e também idealizador do evento, Raimundo Nonato Oliveira. O trabalho de organização da cavalgada ficou dividido com a secretaria municipal de Agricultura.
Nas primeiras horas da manhã do último sábado, dia 28, os cavaleiros começaram a se reunir na localidade Torre, de onde partiram para um percurso de 15 quilômetros, acompanhados também pela Cavalaria da Polícia Militar. Foram programados dois altos, sendo o primeiro na Praça da Matriz, no centro da cidade. Durante o percurso, os cavaleiros puderam apreciar as belezas naturais de Pedro II, como riachos, serras, regiões marcadas pelos sítios arqueológicos. Atravessaram várias comunidades como o Assentamento Salobro, Buriti dos Aquiles, região do Barro dos Lopes e outras.
Na passagem pelo centro da cidade, o alto foi a Praça da Matriz, onde os cavaleiros foram recebidos por uma apresentação de violeiros e aboiadores. Um dos cavaleiros mais animados a participar da Cavalgada das Serras foi o vaqueiro Gonçalo Mendes Sousa, conhecido na região como Gonçalo Boa Viagem. Com 78 anos de idade, seu Gonçalo fez bonito. ?Estou vindo de Domingos Mourão e não poderia perder esse evento?, conta.
?É muito gratificante encerrar as atividades deste primeiro ano de nossa gestão com esse belo evento, que valoriza nossas raízes, nossa terra e nossa gente?, comemorou a prefeita de Pedro II, Neuma Café. Além da cavalgada, a prefeitura promoveu também a primeira programação de natal da cidade, o Cantatas na Serra, que contou com programação musical e a presença do Papai Noel em plena praça pública durante oito dias até o Natal.
Texto: Secret. Rosalina Ferreira
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.