Exclusivo:
Órgãos públicos que fiscalizam o dinheiro do FUDEB poderão fiscalizar as condições dos veículos que fazem os transportes de alunos e professores.
A preocupação desses órgãos é com as condições de alguns veículos que não atendem a determinação do Ministério da Educação e Cultura, porque não passam por uma manutenção a cada quatro meses, pneu liso, falta de cinto de segurança, extintor, capota, documento do veículo atrasado e às vezes o próprio condutor não tem habilitação, o que poderá provocar um acidente com vítimas fatais.
Essa fiscalização poderá ser realizada em breve nas escolas onde esses veículos ficam aguardando o termino das aulas dos alunos.
O veículo que não atender todas essas condições será multado ou apreendido, o condutor perderá ponto na carteira e as empresas, estados ou municípios, responsáveis pelas contratações desses transportes irregulares por não atenderem as normas de segurança do Código Nacional de Transito, responderão por má vexação do dinheiro público.
A matéria já foi tema até do programa Jornalístico da Rede Globo, o Fantástico, que enfatizou a realidade e os perigos que os alunos e professores sofrem por falta dessas condições.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.