Campanha Janeiro Roxo amplia alcance do combate à hanseníase em Pedro II

A campanha alerta para os sinais da doença e que tem cura, basta procurar o seu posto de saúde.

Drª Evandra Nogueira | João Paulo Mourão

A Prefeitura de Pedro II, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e da Divisão de Atenção Básica em Saúde e Vigilância Epidemiológica, promoveu, durante toda esta quarta-feira (30), a Capacitação em Hanseníase, durante das atividades da Campanha Janeiro Roxo, voltada para os Agentes Comunitários de Saúde do município.

A dermatologista e ministrante da capacitação, Evandra Nogueira, abordou, entre outros aspectos, o histórico da doença, a incidência de casos no Brasil, as formas de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento. “Ministramos uma aula prática, bem didática, pois muitos não têm ideia do que é a doença, como é causada, como se pega. Então, na primeira parte, falamos sobre a doença, as formas de transmissão, diagnóstico e tratamento; e já na segunda parte do treinamento, falamos sobre cuidados básicos, orientações que os Agentes de Saúde podem repassar aos pacientes que têm hanseníase”.

A intenção da ação é melhorar cada vez mais o atendimento nos postos de Saúde. “O que queremos é que os pacientes sejam trazidos até os postos para que seja feito o exame dermato-neurológico e tenhamos um diagnóstico precoce. Queremos que o agente se sinta à vontade para fazer essa busca ativa”, complementa a médica.

Em 2018, a capacitação envolveu médicos e enfermeiros e este ano os contemplados foram os Agentes Comunitários de Saúde do município.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES