Teve início dia (01) de novembro deste ano, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A campanha se estenderá até o dia (30) deste mês e a certificação da vacinação dos animais poderá ser feita até o dia (15) de dezembro.
Segundo o coordenador da USAV de Pedro II, o médico veterinário Laércio Lages, disse que na primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa que aconteceu em maio deste ano, obteve um índice de cobertura vacinal de 86,75 %. Alguns criadores de gado por não terem vacinados seus rebanhos bovinos, foram notificados e multados o que novamente pode acontecer para aqueles criadores que insistem em não quererem vacinar o seu rebanho bovino.
Agora em dezembro ocorre uma tentativa de mudança de risco, o que se der certo sairá do desconhecido para o de médio risco.
A USAV de Pedro II tem jurisdição também em outros municípios como: Lagoa do São Francisco, Domingos Mourão e Milton Brandão, que agora conta com um escritório funcionando.
Talvez um dos principais fatores que contribui ainda hoje para essa dificuldade de sair do risco desconhecido é a falta de divulgação intensa para que haja uma melhor conscientização dos criadores, da importância de ter o seu rebanho vacinado. Você veja quantas emissoras de rádios temos aqui em Pedro II, outros meios de comunicação de informação como a internete e a única emissora de rádio que está divulgando esta campanha é a Imperial, se está acontecendo a divulgação em outros meios de comunicação pode ir atrás que é uma colaboração e não uma coisa paga para ser divulgado de forma abusiva para se conseguir o objetivo mais rápido que é o que o Estado do Piauí está querendo, sair do risco desconhecido o mais rápido possível, porque o Governo sabe que com isso está perdendo.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.