Com a finalidade de combater o processo de concentração econômica local e a respectiva evasão de dinheiro para outros municípios, lideranças populares, comunitárias, sindicais, órgãos públicos e ONGs de Pedro II, se uniram e criaram sua própria moeda.
Opalas é o nome da moeda social que circula e é aceita em todo município de Pedro II.
São João do Arraial foi o primeiro município do Piauí a implantar o dinheiro social, com o nome de Cocais, que segundo Raimundo João, Coordenador da Obra Kolping do Piauí, “a ideia serviu de inspiração para Pedro II que precisava desse fortalecimento que teve a sua concretização através dos movimentos sociais, que juntos buscaram essa forma de promover o desenvolvimento e fortalecimento da economia local, apoiando financeiramente as pessoas empreendedoras e de baixa renda que não tinham acesso às linhas de créditos dos bancos tradicionais”.
A instituição “Rede Banco Opala” é gerida por uma coordenação compostas de entidades sob a orientação e acompanhamento da ONG Obra Kolping de Pedro II.
O banco, através da sua moeda Opalas vem promovendo o município, apoiando as pessoas a terem acesso a empréstimos assegurando-as a darem continuidade na sua atividade comercial.
Hoje as pessoas pegam o seu dinheiro e vão comprar suas mercadorias em Teresina, Piripiri e outros municípios, pagando uma pequena taxa administrativa.
Com a instituição da moeda, essas mesmas pessoas estão estimuladas a gastar seu dinheiro aqui, em Pedro II.
A “Opalas” vêm em forma de cédula com desenhos símbolos da cidade: casarões, pinturas rupestres, redes e opalas. Seus valores são de 50 Centavos, 1 Opalas, 2 Opalas, 5 Opalas e 10 Opalas.
O dinheiro, produzido em papel moeda é fabricado pelo Banco Central do Brasil e está protegida de possíveis falsificações.
Para receber o dinheiro “Opalas”, alguns comércios locais estão cadastrados junto ao Banco Rede Opala, que é correspondente bancário da Caixa Econômica Federal e está localizado no Mercado do Artesão, onde você pode pagar suas contas de água, energia, telefone, sacar o Bolsa Família e muito mais.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.