Comunidade Tapera dos Vital e região nesses últimos anos, por meio de parcerias tem conseguiu grandes benefícios, solucionando assim muitos problemas que a comunidade enfrentava.
Um dos problemas cruciais e solucionado foi à dificuldade de água potável para os moradores, principalmente na época de seca, por ser uma região de sertão e as chuvas não serem regulares.
Em parceria entre a Associação de Moradores das Comunidades Boa Esperança e Tapera, Comunidade Italiana, Prefeitura de Pedro II e Centro de Formação Mandacaru, foi construído colégio, posto de saúde, beneficiando a população de toda região, devido à distância a serem percorrida todos os dias pelos alunos ao colégio.
Quando as pessoas adoeciam tinham que percorrer aproximadamente 50 km para chegar até Pedro II, muitas vezes sem a mínima condição de viajar devido à gravidade da doença ou sem ter como pagar o frete.
O Centro de Formação Mandacaru criou associações para pleitear projetos que atendessem outras necessidades dos moradores.
Um dos sonhos era criar um assentamento para garantir uma melhor qualidade de vida, com terra, casas, água encanada, energia, estrada e créditos para geração de renda.
Segundo o Presidente da Associação ?Nova Terra? Francisco Barros ?foram mais de oito anos de luta para alcançar as primeiras conquistas.
Muitas famílias terminaram desistindo da luta porque achavam que não iriam conseguir. ?Hoje quem desistiu está arrependido porque estão vendo o resultado, embora de forma demorada, mais o importante é o objetivo ser alcançado como nós estamos vendo hoje?.
São dois assentamentos que estão em construção na comunidade. O assentamento ?Nova Terra? está dividido em duas Agrovilas e tem uma extensão de terra de aproximadamente 3.500 Hectares, com lotes de 50 metros de frente e 100 metros de fundo e assentará sessenta e três famílias. As casas já começaram a ser construída e tem três quartos, uma sala, uma cozinha, um banheiro e uma área de trabalho.
Já o assentamento do Veado dos Matias, tem uma extensão de terra de aproximadamente 1.500 Hectares, tem a mesma dimensão dos lotes de terra e as casas são no mesmo padrão e assentará vinte e cinco famílias.
Os dois assentamentos são financiados pelo INCRA e tem o assessoramento técnico do Mandacaru, que contribui no processo de assentamento na região, o com isso o desenvolvimento dessas regiões e a melhor qualidade de vida dos beneficiados são vistos a olho nu.
Sábado (12), foi realizada uma visita nas obras em andamento no Assentamento, como: Energia, construção das casas, abastecimento de água.
Segundo o Superintendente do INCRA do Piauí Dr. Evandro Cardoso, todo recurso utilizado para construção das casas está à disposição da Associação do Assentamento Nova Terra, assim como o do abastecimento de água para as residências dos assentados e a ligação da energia será feita logo que forem concluídas todas as residências do Assentamento. A estrada já está concluída mais será melhorada quando estiver próximo da inauguração que deve acontecer no início do mês de setembro.
Na sua fala, Dr. Evandro Cardoso, deixou claro que não é atribuição do INCRA, custear qualquer benefício fora de Assentamento, mais como esse tem toda recomendação do Presidente Lula, o INCRA fará a ligação da energia em três pontos estratégicos da comunidade Tapera, que são: Colégio, posto de saúde e na panificadora, por entender que são locais essenciais para que a comunidade tenha uma melhor qualidade de vida por beneficiar os assentados.
Na solenidade esteve presente toda comunidade Italiana que estava representada pelo Luca Mucci, um grande incentivador para implantação de toda essa estrutura que a comunidade Tapera tem hoje, Prefeito Alvimar Martins, Centro de Formação Mandacaru, representado por José Pinheiro, Adeodata, Rosinha, Francinete e Neto Santos, Vice Presidente da FETAG Cícero Viana, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II Agostinho Bispo e demais membros da diretoria, Diretor do Hospital Josefina Getirana Neta Dr. João Eudes Martins, Secretário Municipal de Infra Estrutura Passos Alves e esposa Rosário, empresários Irismar e Luiz, Advogado Dr. Mauro Júnior, Superintendente do INCRA Dr. Evandro Cardoso, Presidente da Associação de Moradores da Comunidade Tapera e Região Genival Ribeiro, Presidente da Associação do Assentamento Nova Terra Francisco Ribeiro e muitas pessoas que vieram de várias comunidades rurais dos Estados do Piauí e Ceará.
No encerramento foi servido um grande jantar regado a leitoa assada, capão e refrigerante, para todos que estavam presentes
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.